Dança em Rede

Marly Tavares

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 28/06/1940

Histórico

Na década de 1950, participou, como dançarina, de programas da extinta TV Tupi (RJ), como Espetáculos Tonelux" e "Noite de Gala". Apresentou-se nas boates Fred's e Night and Day, no Rio de Janeiro, cantando e dançando em shows de Carlos Machado.

Em 1961, foi escolhida para o papel principal do espetáculo "Skindô", apresentado com muito sucesso no Copacabana Palace (RJ). O show, com direção musical e regência do maestro americano Bill Hitchcock e coreografia da também americana Sonia Shaw, e participação de Betty Faria, seguiu para Buenos Aires, Montevidéu e depois para Paris, sendo reapresentado, na volta para o Brasil, no Teatro Carlos Gomes (RJ).

Ainda na década de 1960, atuou em pocket-shows do Little Club, no Beco das Garrafas (RJ), ao lado de Elis Regina, Wilson Simonal, Marcos Moran e do grupo Bossa Três, formado por Luís Carlos Vinhas, Octávio Bailly e Ronie Mesquita. Lançou, pela gravadora Odeon, o compacto duplo "Eu também canto", ao lado do Bossa Três (trio integrado por Luis Carlos Vinhas, Otávio Bailly e Ronie Mesquita).

Apresentou-se também no Porão 73 (RJ), ao lado de Marcos Valle e do conjunto vocal Os Cariocas. Esteve nos Estados Unidos, onde trabalhou com grupos de dança. Fez parte do elenco da comédia musical "Alô Dolly!", protagonizada por Bibi Ferreira. Viajou em turnê de shows pela Europa, ao lado de Sylvia Telles, Edu Lobo, Rosinha de Valença e do Salvador Trio.

Também nos anos 1960, morou no México, onde integrou, ao lado de Leny Andrade, Carlos Lyra e do grupo Bossa Três, o elenco do musical "Pobre menina rica", de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, com texto em espanhol assinado por Gabriel Garcia Marquez e Francisco Cervantes. Também no México, participou de shows ao lado de Leny Andrade e do conjunto Bossa Três, formado por Luís Carlos Vinhas (piano), Otávio Bailly (contrabaixo) e Ronie Mesquita (bateria). Viajou, em seguida para os Estados Unidos, onde atuou, como convidada especial, em show de Sergio Mendes e Brasil'77, em Las Vegas."

Trabalhos

Voltou para o Brasil em 1972, convidada por Abelardo Figueiredo para integrar o elenco do espetáculo Brasil Export Show", realizado no Canecão (RJ).

Em 1974, participou, em Paris, da gravação do LP "Ronald Mesquita e Central do Brasil". O disco foi lançado no mercado brasileiro pela Top Tape, em 1976.

Assinou coreografias para a TV Globo, com destaque para a novela "Baila comigo" (1981), em parceria com Lennie Dale, e também para comerciais da Caixa Econômica, Barra Shopping (com o grupo As Frenéticas) e Rio Sul.

Fundou o Dance Center Marly Tavares, onde desenvolveu um estilo próprio dentro do jazz. Contemporaneamente, leciona nas academias de dança de Débora Colker e Patrícia Sauer, e na Academia Petit Dance, no Rio de Janeiro.

Vem se dedicando também à sua atividade de coreógrafa.

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)"