Dança em Rede
Óbvio
- Categoria: Coreografias
- País de origem: Brasil
- Cidade de origem: Fortaleza
- Ano de criação: 2008
- Grupos de estreia: Cia. Dita
- Autores: Fauller
Histórico
Sinopse
Óbvio é o quinto trabalho da Cia. Dita, grupo cearense dirigido pelo bailarino e coreógrafo Fauller. A montagem, que levou oito meses para ser concluída e estreou em 2008, partiu de um interesse em discutir questões contemporâneas da dança. Ao explorar bastante o movimento exige um apuro técnico de cada bailarino.
Fazem parte do elenco de Óbvio os intérpretes Wilemara Barros, Marcelo Hortêncio, Reinaldo Afonso, além do próprio Fauller, e ainda o bailarino Lairton Freitas, da Paracuru Companhia de Dança.
“Ê comum a crítica de que não há dança nas coreografias contemporâneas. Para mim, não é que falte dança. O que falta mesmo é técnica, ou melhor, uma forma adequada de usar cenicamente as técnicas disponíveis, disse Fauller ao jornal Diário do Nordeste.
Em entrevistas posteriores, Fauller informou que considera este trabalho importante para seu repertório, mas que não o reapresentaria novamente. “Acho que o ano de 2008 foi um momento importante para a gente começar a se perceber como companhia, grupo, coletivo de pessoas. E o Óbvio era justo sobre isso. Sobre as relações que cada individuo tece com e dentro de um coletivo”, escreveu Fauller. “Já tentei remontar o Óbvio com outras pessoas, iniciar um novo processo, e nada. Como substituir essas criaturas, esses deuses que eu criei? Não, não é possível, não foi, e nem será possível. Pois aquela foi uma experiência única, vivida por Marcelo Hortêncio, Wilemara Barros, Lairton Freitas, Reinaldo Afonso e Fauller. E não será vivida por mais ninguém, nem que eu queira…o momento é outro. E o nosso TEMPO intransferível”, finaliza o coreógrado em seu blog.”
Links
http://ciadita.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Cia-Dita/317963111564255
Fauller escreve sobre o processo de criação de Óbvio:
http://fauller.blogspot.com.br/2010/07/blog-post.html?zx=f06f77d6026bade
Matéria sobre Óbvio no jornal Diário do Nordeste:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=585501
Crítica de Joubert Arrais sobre Óbvio:
http://diariodonordeste.globo.com/m/materia.asp?codigo=594059
(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)” 96