Dança em Rede
Pano de Boca
- Categoria: Companhias Profissionais
- País de origem: Brasil
- UF de origem: CE
- Cidade de origem: Fortaleza
- Ano de criação: 1984
- Responsável: Vera Passos
- Responsável cargo: Diretor executivo
- Contato: Vera Passos
Histórico
O grupo cearense Pano de Boca foi criado em 1984 pela professora e coreógrafa Vera Passos. A companhia foi uma das primeiras independentes a se consolidar no Ceará e a ter forte atuação por 15 anos, do fim dos anos 1980 a meados dos anos 1990.
Capitaneado por Vera Passos e com sede inicial na extinta Academia de Dança Cláudia Borges, o grupo nasceu calcado no jazz, experimentou a dança moderna até lançar os primeiros trabalhos em dança contemporânea.
O grupo contava com direção artística de Lúcia Machado e trazia elenco formado por artistas como Cláudia Pires, Mônica Nepomuceno, Christiane Cintra, Bira Fernandez , Everardo Freitas, Adriano Araújo, Wilemara Barros e Ricardo Barreto, entre outros, muitos egressos do Colégio de Dança do Ceará.
O trabalho com coreógrafos de outros estados e países, consagrou o Pano de Boca como uma das companhias mais originais do período no Ceará. Em 1999, chegou a ser indicado pela revista “Você e a Dança” como o “Melhor Elenco de Dança Contemporânea do Ano”.
Trabalhos
– Objetos de Desejo (2000), coreografia de Ricardo Barreto.
– Strange Lessons of the Heart – Estranhas Ligações do Coração (1996), coreografia de Linhares Júnior.
– Iracema (1994), coreografia de Cláudio Ber
Bibliografia
GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. – Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)