Dança em Rede
Victor Tchiya
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- Atividade: Artista
- Atividade: Ator
Histórico
INFORMAÇÕES GERAIS
- DRT: 00465589/SP
- Vídeos: https://www.youtube.com/user/hyoga2010
RESUMO
- Victor Tchiya Soares é Artista-educador, Especialista em Dança e Consciência Corporal pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Especialista em Corpo e Movimento pela Faculdades Unificadas do Estado de São Paulo (Fauesp) e Licenciado em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Certificado em Dança pelo método Dança Educação Contemporânea, pelo Mestre Antônio Milani. Integra o quadro de professores da rede pública de ensino da cidade de Osasco, lecionando para o ensino fundamental I a disciplina de Arte. É ator (DRT n. 0046589/SP).
FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
2019 - 2020
- Especialização em Corpo e movimento: Concepções e práticas educativas. (Carga Horária: 450h).
- Faculdades Unificados do Estado de São Paulo, FAUESP, Brasil.
- Título: A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL.
- Orientador: Sylvia Regina Pereira Storniolo.
2017 - 2018
- Especialização em Dança e consciência corporal. (Carga Horária: 400h).
- Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
- Título: A composição coreográfica livre com base nos estudos de Rudolf Laban.
- Orientador: Bianca Trovello Ramallo ; Antonio Sergio Milani Gomes.
2014 - 2016
- Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas.
- Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
- Título: Estudos de Rudolf Laban para a construção de uma cena de expressão corporal.
- Orientador: Marina Tschiptschin Francisco.
2004 - 2006
- Ensino Médio (2º grau).
- Escola Estadual Senador Levindo Coelho.
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
2021 - 2021
- Extensão universitária em Ensino híbrido: como fazer na minha escola?. (Carga horária: 54h).
- Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
2021 - 2021
- Formação de professores (Per)curso sobre processo de criação_Siron Franco. (Carga horária: 30h).
- Arte na Escola, ARTE NA ESCOLA, Brasil.
2020 - 2020
- Extensão universitária em PANORAMA DO TEATRO OCIDENTAL. (Carga horária: 20h).
- Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2020 - 2020
- Extensão universitária em Processos de Subjetivação na Dança Moderna e Pós Moderna - Módulo I. (Carga horária: 20h).
- Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
- Metodologias Ativas para o ensino de Dança. (Carga horária: 8h).
- Performarte, PERFORMARTE, Brasil.
2020 - 2020
- BNCC - Do Currículo à Sala de Aula. (Carga horária: 30h).
- Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
2020 - 2020
- Leitura em voz alta pelo professor. (Carga horária: 45h).
- Brazcubas Educação, BCE, Brasil.
2018 - 2019
- Certificação Método Dança Educação Contemporânea. (Carga horária: 40h).
- Certificação Método Dança Educação Contemporânea, CMDEC, Brasil.
2018 - 2018
- Treinamento Corporal para o Ator. (Carga horária: 12h).
- RodaPalco Produções Teatrais, RPPT, Brasil.
2018 - 2018
- A BNCC e o pensar Científico na Escola. (Carga horária: 30h).
- Instituto Ciência Hoje/SBPC, ICH/SBPC, Brasil.
2017 - 2017
- Dança para teatro musical: da técnica ao mercado. (Carga horária: 15h).
- Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2017 - 2017
- Laban - entre o teatro e a dança. (Carga horária: 12h).
- Instituto Caleidos de Dança, ICD, Brasil.
2015 - 2015
- Corpo Impossível. (Carga horária: 20h).
- SP Escola de Teatro - Centro de formação das artes do palco, SP ESCOLA TEATRO, Brasil.
2014 - 2015
- Introdução a Dublagem. (Carga horária: 42h).
- Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2013 - 2013
- Extensão universitária em Oficia de Arte: uma experiência com o Método Laban. (Carga horária: 10h).
- FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO, FAMOSP, Brasil.
2013 - 2013
- Oficina de Dublagem. (Carga horária: 6h).
- Nelson Machado, N.M, Brasil.
2013 - 2013
- Curso Livre de Locução em Rádio e TV. (Carga horária: 26h).
- Faculdade Paulus de Comunicação, FAPCOM, Brasil.
2010 - 2010
- Teatro. (Carga horária: 126h).
- Escola Espaço de Interpretação Teatral, E.I.T, Brasil.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EMEF João Larizzatti, EMEF JL, Brasil
- 2018 - Atual
- Vínculo: Servidor Público - Prefeitura Municipal de Osasco | Enquadramento Funcional: Professor de Artes | Carga horária: 27 horas
- Outras informações: Atuo como professor de artes nas quatro linguagens (teatro, dança, música e artes visuais), bem como sua inter-relação com as demais disciplinas da grade curricular.
Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil
- 2021 - Atual
- Vínculo: Professor Contratado | Enquadramento Funcional: Professor de cursos livres | Carga horária: 24 horas
- Outras informações: Sou professor contratado para os cursos livres da instituição. Link dos cursos: https://faculdades-oswaldo-cruz.myedools.com Atualmente ministro o curso Dança na Educação: conceitos e práticas.
Emef Prof. Elza de Carvalho Mello Battiston, ELZA BATISTON, Brasil
- 2019 - 2019
- Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 11
- Outras informações: Prefeitura Municipal de Osasco. Carga suplementar - manhã.
Emef Prof. Elza de Carvalho Mello Battiston, ELZA BATISTON, Brasil
- 2018 - 2018
- Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 11
- Outras informações: Prefeitura Municipal de Osasco. Carga Suplementar - Período manhã.
Recriarte Escola de Arte, Recriarte, Brasil
- 2019 - 2019
- Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 4
- Outras informações: Professor de Teatro para crianças, jovens e adultos.
Emef General Antonio de Sampaio, EMEF GAS, Brasil.
- 2020 - 2020
- Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 27
- Outras informações: Prefeitura Municipal de Osasco. Carga Suplementar.
Cia Teatral 5%, CTC, Brasil
- 2018 - 2020
- Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretor e Ator
Instituto Cultural Encantos, ICE, Brasil.
- 2014 - 2014
- Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Instrutor de Teatro, Carga horária: 2
- Outras informações: Atuei como instrutor voluntário, desenvolvendo atividades com crianças e adolescentes nas áreas de improviso, desenvolvimento de cenas, expressão corporal e técnicas vocais.
Companhia Nosso Grupo de Teatro, CNGT, Brasil.
- 2016 - 2016
- Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 3
- Outras informações: Atuo como preparador corporal, além de orientações para a concepção dos atores que participam da Cia. Desenvolvo projetos internos para o melhor desenvolvimento de todos os participantes, seguindo a linha de pesquisa "corpo".
Habitart Produções artísticas, N%E3O%20TEM, Brasil.
- 2013 - 2014
- Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ator, Carga horária: 3
- Outras informações: Atuei em duas peças, enquanto integrante: >"Por amor, Emanuela", dramaturgia e direção por Luana Manso - Personagem Fabian. >"O Dom da Cura", dramaturgia e direção por Rodrigo Oliveira - Personagem Manuel.
IDIOMAS
- Inglês - Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
- Espanhol - Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
PRÊMIOS E TITULOS
- 2020 - Semifinalista do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã, Instituto Arte na Escola.
- 2019 - Aprovação em concurso público - Cargo: Professor de Educação Fundamental II - Arte- 63º lugar - Prefeitura Municipal de Santo André, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - VUNESP.
- 2018 - Aprovação em concurso público - Cargo: Peb II Arte - 83º lugar - Prefeitura Municipal de Barueri, RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais.
- 2017 - Aprovação em concurso público - Cargo: Educação Artística - 14º lugar - Prefeitura Municipal de Osasco, INDEPAC (Instituto de cultura, desenvolvimento educacional, promoção humana e ação comunitária).
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
- SOARES, V. T.. A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL. REVISTA SANTA RITA (FACEAS), v. -, p. 68-74, 2020.
- SOARES, V. T.. JOGOS DIGITAIS E O ENSINO APRENDIZAGEM: GAMIFICAÇÃO. REVISTA SANTA RITA (FACEAS), v. -, p. 20-26, 2020.
Capítulos de livros publicados:
- MILANI, Antonio Sergio ; SOARES, V. T. ; Mariana Mafra Vicentini . MÉTODO DANÇA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (MDEC): LABAN E A ARTE DO MOVIMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. In: Roberta Gaio; Tamiris Lima Patrício. (Org.). DANÇA NA ESCOLA: reflexões e ações pedagógicas. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. , p. 274-299.
- SOARES, V. T.. A composição coreográfica livre com base nos estudos de Rudolf Laban. In: Vilmar Baggio. (Org.). Rumos da Educação. 2ºed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2019, v. 5, p. 307-317.
Apresentações de Trabalho:
- SOARES, V. T.. Artes Integradas na Educação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- SOARES, V. T.. OS PRINCÍPIOS DE RUDOLF LABAN. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
- SOARES, V. T.. Formação em Artes: Arte, Educação e Movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
PRODUÇÃO TÉCNICA - Redes sociais, websites e blogs:
- SOARES, V. T.. Dança na Educação. 2021; Tema: Dança no ambiente escolar. (Site).
- SOARES, V. T.. Arte e Educação. 2021; Tema: Arte e Educação. (Site).
- SOARES, V. T.. Cia Teatral 5%. 2018; Tema: Depressão. (Site).
- SOARES, V. T.. Oficina: 'O Corpo como Forma de Expressão'. 2015; Tema: Expressão corporal - arte, dança, teatro. (Site).
Demais tipos de produção técnica
- SOARES, V. T.. Dança a partir de imagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
- SOARES, V. T.. O Corpo como Forma de Expressão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Produção artística/cultural - Artes Cênicas
- SOARES, V. T.. O Buraco: sou o que sou sem querer. 2018. Teatral.
- SOARES, V. T.. Soltando o Verbo. 2016. Teatral.
- SOARES, V. T.. A farsa da boa preguiça. 2016. Teatral.
- SOARES, V. T.. Sua Casa de Bonecas. 2015. Teatral.
- SOARES, V. T.. A Casa de Bernarda Alba e as outras Mulheres de Garcia Lorca. 2015. Teatral.
- SOARES, V. T.. O Dom da Cura. 2014. Teatral.
Outras produções artísticas/culturais
- SOARES, V. T.. Corpo Contemporâneo, Contemporâneo Corpo. 2015 (Dança).
EVENTOS - Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
- IV Encontro Internacional de Inovação na Educação. 2021. (Encontro).
- Perspectiva Profissional na Dança. 2021. (Outra).
- 6ª Semana da Dança UFSC. 2020. (Outra).
- Corpo e práticas corporais na formação em Pedagogia. 2020. (Outra).
- Mesa Virtual: Pedagogia da dança em tempos de confinamento. 2020. (Outra).
- Utopias e Distopias na educação em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
- Simpósio Internacional: Perspectivas nos estudos da linguagem. 2019. (Simpósio).
- Sarau 30 anos Companhia Quartum Crescente. O Corpo como forma de Expressão. 2015. (Feira).
- Semana Cultural e Responsabilidade Social. Acorrentada. 2015. (Seminário).
- VII Mostra de Produção Científica e II Jornada Integrada de Artes. O Corpo como forma de Expressão. 2015. (Simpósio).
- Persona em Foco com a atriz Laura Cardoso. 2014. (Encontro).
- Semana do Ensino Responsável - Semana Cultural. Inhotim aos Sentidos. 2014. (Seminário).
- 7ª Mostra de Artes Cênicas - Interpretação Dramática. 2010. (Outra).
Outras informações relevantes:
- Participação no GETME - GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO, realizado pelo Polo Arte na Escola UENF, de 23 de março a 6 de julho de 2021, totalizando 48h.
FOTOS: