Dança em Rede

Victor Tchiya

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • Atividade: Artista
  • Atividade: Ator

Histórico

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  • DRT: 00465589/SP
  • Vídeos: https://www.youtube.com/user/hyoga2010

 

RESUMO

  • Victor Tchiya Soares é Artista-educador, Especialista em Dança e Consciência Corporal pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Especialista em Corpo e Movimento pela Faculdades Unificadas do Estado de São Paulo (Fauesp) e Licenciado em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Certificado em Dança pelo método Dança Educação Contemporânea, pelo Mestre Antônio Milani. Integra o quadro de professores da rede pública de ensino da cidade de Osasco, lecionando para o ensino fundamental I a disciplina de Arte. É ator (DRT n. 0046589/SP).

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO

 

2019 - 2020

  • Especialização em Corpo e movimento: Concepções e práticas educativas. (Carga Horária: 450h).
  • Faculdades Unificados do Estado de São Paulo, FAUESP, Brasil.
  • Título: A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL.
  • Orientador: Sylvia Regina Pereira Storniolo.

 

2017 - 2018

  • Especialização em Dança e consciência corporal. (Carga Horária: 400h).
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
  • Título: A composição coreográfica livre com base nos estudos de Rudolf Laban.
  • Orientador: Bianca Trovello Ramallo ; Antonio Sergio Milani Gomes.

 

2014 - 2016

  • Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas.
  • Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
  • Título: Estudos de Rudolf Laban para a construção de uma cena de expressão corporal.
  • Orientador: Marina Tschiptschin Francisco.

 

2004 - 2006

  • Ensino Médio (2º grau).
  • Escola Estadual Senador Levindo Coelho.

 

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

 

2021 - 2021

  • Extensão universitária em Ensino híbrido: como fazer na minha escola?. (Carga horária: 54h).
  • Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.

 

2021 - 2021

  • Formação de professores (Per)curso sobre processo de criação_Siron Franco. (Carga horária: 30h).
  • Arte na Escola, ARTE NA ESCOLA, Brasil.

 

2020 - 2020

  • Extensão universitária em PANORAMA DO TEATRO OCIDENTAL. (Carga horária: 20h).
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

 

2020 - 2020

  • Extensão universitária em Processos de Subjetivação na Dança Moderna e Pós Moderna - Módulo I. (Carga horária: 20h).
  • Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

 

2020 - 2020

  • Metodologias Ativas para o ensino de Dança. (Carga horária: 8h).
  • Performarte, PERFORMARTE, Brasil.

 

2020 - 2020

  • BNCC - Do Currículo à Sala de Aula. (Carga horária: 30h).
  • Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.

 

2020 - 2020

  • Leitura em voz alta pelo professor. (Carga horária: 45h).
  • Brazcubas Educação, BCE, Brasil.

 

2018 - 2019

  • Certificação Método Dança Educação Contemporânea. (Carga horária: 40h).
  • Certificação Método Dança Educação Contemporânea, CMDEC, Brasil.

 

2018 - 2018

  • Treinamento Corporal para o Ator. (Carga horária: 12h).
  • RodaPalco Produções Teatrais, RPPT, Brasil.

 

2018 - 2018

  • A BNCC e o pensar Científico na Escola. (Carga horária: 30h).
  • Instituto Ciência Hoje/SBPC, ICH/SBPC, Brasil.

 

2017 - 2017

  • Dança para teatro musical: da técnica ao mercado. (Carga horária: 15h).
  • Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

 

2017 - 2017

  • Laban - entre o teatro e a dança. (Carga horária: 12h).
  • Instituto Caleidos de Dança, ICD, Brasil.

 

2015 - 2015

  • Corpo Impossível. (Carga horária: 20h).
  • SP Escola de Teatro - Centro de formação das artes do palco, SP ESCOLA TEATRO, Brasil.

 

2014 - 2015

  • Introdução a Dublagem. (Carga horária: 42h).
  • Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

 

2013 - 2013

  • Extensão universitária em Oficia de Arte: uma experiência com o Método Laban. (Carga horária: 10h).
  • FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO, FAMOSP, Brasil.

 

2013 - 2013

  • Oficina de Dublagem. (Carga horária: 6h).
  • Nelson Machado, N.M, Brasil.

 

2013 - 2013

  • Curso Livre de Locução em Rádio e TV. (Carga horária: 26h).
  • Faculdade Paulus de Comunicação, FAPCOM, Brasil.

 

2010 - 2010

  • Teatro. (Carga horária: 126h).
  • Escola Espaço de Interpretação Teatral, E.I.T, Brasil.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 

EMEF João Larizzatti, EMEF JL, Brasil

  • 2018 - Atual
  • Vínculo: Servidor Público - Prefeitura Municipal de Osasco | Enquadramento Funcional: Professor de Artes | Carga horária: 27 horas
  • Outras informações: Atuo como professor de artes nas quatro linguagens (teatro, dança, música e artes visuais), bem como sua inter-relação com as demais disciplinas da grade curricular.

 

Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil

  • 2021 - Atual
  • Vínculo: Professor Contratado | Enquadramento Funcional: Professor de cursos livres | Carga horária: 24 horas
  • Outras informações: Sou professor contratado para os cursos livres da instituição. Link dos cursos: https://faculdades-oswaldo-cruz.myedools.com Atualmente ministro o curso Dança na Educação: conceitos e práticas.

 

Emef Prof. Elza de Carvalho Mello Battiston, ELZA BATISTON, Brasil

  • 2019 - 2019
  • Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 11
  • Outras informações: Prefeitura Municipal de Osasco. Carga suplementar - manhã.

 

Emef Prof. Elza de Carvalho Mello Battiston, ELZA BATISTON, Brasil

  • 2018 - 2018
  • Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 11
  • Outras informações: Prefeitura Municipal de Osasco. Carga Suplementar - Período manhã.

 

Recriarte Escola de Arte, Recriarte, Brasil

  • 2019 - 2019
  • Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 4
  • Outras informações: Professor de Teatro para crianças, jovens e adultos.

 

Emef General Antonio de Sampaio, EMEF GAS, Brasil.

  • 2020 - 2020
  • Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 27
  • Outras informações: Prefeitura Municipal de Osasco. Carga Suplementar.

 

Cia Teatral 5%, CTC, Brasil

  • 2018 - 2020
  • Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretor e Ator

 

Instituto Cultural Encantos, ICE, Brasil.

  • 2014 - 2014
  • Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Instrutor de Teatro, Carga horária: 2
  • Outras informações: Atuei como instrutor voluntário, desenvolvendo atividades com crianças e adolescentes nas áreas de improviso, desenvolvimento de cenas, expressão corporal e técnicas vocais.

 

Companhia Nosso Grupo de Teatro, CNGT, Brasil.

  • 2016 - 2016
  • Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 3
  • Outras informações: Atuo como preparador corporal, além de orientações para a concepção dos atores que participam da Cia. Desenvolvo projetos internos para o melhor desenvolvimento de todos os participantes, seguindo a linha de pesquisa "corpo".

 

Habitart Produções artísticas, N%E3O%20TEM, Brasil.

  • 2013 - 2014
  • Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ator, Carga horária: 3
  • Outras informações: Atuei em duas peças, enquanto integrante: >"Por amor, Emanuela", dramaturgia e direção por Luana Manso - Personagem Fabian. >"O Dom da Cura", dramaturgia e direção por Rodrigo Oliveira - Personagem Manuel.

 

IDIOMAS

  • Inglês - Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
  • Espanhol - Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

 

PRÊMIOS E TITULOS

  • 2020 - Semifinalista do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã, Instituto Arte na Escola.
  • 2019 - Aprovação em concurso público - Cargo: Professor de Educação Fundamental II - Arte- 63º lugar - Prefeitura Municipal de Santo André, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - VUNESP.
  • 2018 - Aprovação em concurso público - Cargo: Peb II Arte - 83º lugar - Prefeitura Municipal de Barueri, RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais.
  • 2017 - Aprovação em concurso público - Cargo: Educação Artística - 14º lugar - Prefeitura Municipal de Osasco, INDEPAC (Instituto de cultura, desenvolvimento educacional, promoção humana e ação comunitária).

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

  1. SOARES, V. T.. A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL. REVISTA SANTA RITA (FACEAS), v. -, p. 68-74, 2020.
  2. SOARES, V. T.. JOGOS DIGITAIS E O ENSINO APRENDIZAGEM: GAMIFICAÇÃO. REVISTA SANTA RITA (FACEAS), v. -, p. 20-26, 2020.

 

Capítulos de livros publicados:

  1. MILANI, Antonio Sergio ; SOARES, V. T. ; Mariana Mafra Vicentini . MÉTODO DANÇA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (MDEC): LABAN E A ARTE DO MOVIMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. In: Roberta Gaio; Tamiris Lima Patrício. (Org.). DANÇA NA ESCOLA: reflexões e ações pedagógicas. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. , p. 274-299.
  2. SOARES, V. T.. A composição coreográfica livre com base nos estudos de Rudolf Laban. In: Vilmar Baggio. (Org.). Rumos da Educação. 2ºed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2019, v. 5, p. 307-317.

 

Apresentações de Trabalho:

  1. SOARES, V. T.. Artes Integradas na Educação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  2. SOARES, V. T.. OS PRINCÍPIOS DE RUDOLF LABAN. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  3. SOARES, V. T.. Formação em Artes: Arte, Educação e Movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

 

PRODUÇÃO TÉCNICA - Redes sociais, websites e blogs:

  1. SOARES, V. T.. Dança na Educação. 2021; Tema: Dança no ambiente escolar. (Site).
  2. SOARES, V. T.. Arte e Educação. 2021; Tema: Arte e Educação. (Site).
  3. SOARES, V. T.. Cia Teatral 5%. 2018; Tema: Depressão. (Site).
  4. SOARES, V. T.. Oficina: 'O Corpo como Forma de Expressão'. 2015; Tema: Expressão corporal - arte, dança, teatro. (Site).

 

Demais tipos de produção técnica

  1. SOARES, V. T.. Dança a partir de imagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
  2. SOARES, V. T.. O Corpo como Forma de Expressão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

Produção artística/cultural - Artes Cênicas

  1. SOARES, V. T.. O Buraco: sou o que sou sem querer. 2018. Teatral.
  2. SOARES, V. T.. Soltando o Verbo. 2016. Teatral.
  3. SOARES, V. T.. A farsa da boa preguiça. 2016. Teatral.
  4. SOARES, V. T.. Sua Casa de Bonecas. 2015. Teatral.
  5. SOARES, V. T.. A Casa de Bernarda Alba e as outras Mulheres de Garcia Lorca. 2015. Teatral.
  6. SOARES, V. T.. O Dom da Cura. 2014. Teatral.

 

Outras produções artísticas/culturais

  1. SOARES, V. T.. Corpo Contemporâneo, Contemporâneo Corpo. 2015 (Dança).

 

EVENTOS - Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

  • IV Encontro Internacional de Inovação na Educação. 2021. (Encontro).
  • Perspectiva Profissional na Dança. 2021. (Outra).
  • 6ª Semana da Dança UFSC. 2020. (Outra).
  • Corpo e práticas corporais na formação em Pedagogia. 2020. (Outra).
  • Mesa Virtual: Pedagogia da dança em tempos de confinamento. 2020. (Outra).
  • Utopias e Distopias na educação em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
  • Simpósio Internacional: Perspectivas nos estudos da linguagem. 2019. (Simpósio).
  • Sarau 30 anos Companhia Quartum Crescente. O Corpo como forma de Expressão. 2015. (Feira).
  • Semana Cultural e Responsabilidade Social. Acorrentada. 2015. (Seminário).
  • VII Mostra de Produção Científica e II Jornada Integrada de Artes. O Corpo como forma de Expressão. 2015. (Simpósio).
  • Persona em Foco com a atriz Laura Cardoso. 2014. (Encontro).
  • Semana do Ensino Responsável - Semana Cultural. Inhotim aos Sentidos. 2014. (Seminário).
  • 7ª Mostra de Artes Cênicas - Interpretação Dramática. 2010. (Outra).

 

Outras informações relevantes:

  • Participação no GETME - GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO, realizado pelo Polo Arte na Escola UENF, de 23 de março a 6 de julho de 2021, totalizando 48h.

 

FOTOS:

 

 

Verbete editado por:

Jonas Gouveia - Pesquisa SPCD
X