Dança em Rede

Cláudia Pires

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: diretora da Vila das Artes
  • Atividade: Professora

Histórico

Cláudia Pires iniciou seus estudos com a professora de dança Helena Coelis. Cursou o Colégio de Dança do Ceará onde foi formada na primeira turma de Capacitação de Professores. Integrou, ainda, os elencos dos grupos GAD (Grupo Amador de Dança do Ceará), Anima (grupo formado na década de 1980, dirigido por Denise Galvão), Os Bailaderos e Pano de Boca.

Com o grupo Pano de Boca, dirigido por Vera Passos e direção artística de Lúcia Machado, dançou ao lado de alguns dos mais importantes bailarinos da época, como Wilemara Barros, Mônica Nepomuceno, Christiane Cintra e Bira Fernandez.

Especialista em Arte-Educação, Cláudia Pires é também gestora. Suas atividades extrapolam a sala de aula e se estendem pelas regiões do Ceará onde a dança pulsa em suas mais diversas manifestações. Cláudia defende a ideia de que maiores as possibilidades de descentralização, mais a dança no Ceará sai fortalecida.

Com essa bandeira foi responsável pela coordenação executiva e artística do Festival de Dança do Litoral Oeste que em suas edições levou apresentações, oficinas, seminários e debates em três dias de programação gratuita nos municípios de Paracuru, Trairi e Itapipoca, no Ceará.

Integrou a Câmara Setorial de Dança do Ministério da Cultura. Criou e presidiu a Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (PRODANÇA). Representou a dança na Comissão de Análises de Projetos (CAP) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Para o mesmo órgão, trabalhou na Comissão Estadual de Incentivo à Cultura (CEIC).

Graduada em Pedagogia, em 2008 assumiu a Coordenação Pedagógica da Escola de Dança da Vila das Artes. Entre os anos de 2009 e 2012 encabeçou, na Vila das Artes, a Coordenação do Programa Dançando na Escola realizado a partir de uma parceria entre Secretaria de Cultura de Fortaleza e Secretaria Municipal de Educação. Em 2013, foi convidada a dirigir a Vila das Artes, cargo que ocupa atualmente.

Links

Matéria no Portal do Professor, sobre o projeto Dançando na Escola, coordenado por Cláudia Pires:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=3015

Matéria sobre o espetáculo Kairós:
http://www.oktiva.net/oktiva.net/1209/nota/159655

Matéria sobre o espetáculo Kairós no portal da Funarte:
http://www.funarte.gov.br/danca/danca-unida-a-videoarte-em-%E2%80%9Ckairos%E2%80%9D-no-rj/

(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 654

Bibliografia

GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. - Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

Trabalhos

Bailarina:
- XX:YY:ZZ KAIRÓS (2010). Coreografia de Lúcia Machado para a Cia. Independente de Dança.
- O Cajueiro Botador (1999). Coreografia de Silvia Moura para o Colégio de Dança do Ceará.
- Catu Macã: Guerra Bonita (1999). Coreografias de Anália Timbó para o Colégio de Dança do Ceará.
- Isadora (1995). Conservatório de Dança Denise Galvão.

Coreógrafa:
- Ballet Les Sylphides do Romântico ao Contemporâneo (2003). Coreografias e adaptação de Wilemara Barros, Lúcia Machado e Cláudia Pires para a Cia. de Dança da Unifor. Direção: Helena Coelis.
X