Dança em Rede

#Passinho

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Ano de criação: 2015
  • Duração: 60 min.
  • Grupos de estreia: Rodrigo Vieira e Lavínia Bizzoto
  • Autores: Rodrigo Vieira e Lavínia Bizzoto

Histórico

[caption id="attachment_12060" align="alignnone" width="200"]Coreografia #Passinho #Passinho - Foto: David Santos Jr. | Divulgação[/caption]   [caption id="attachment_12057" align="alignnone" width="300"]Coreografia #Passinho #Passinho - Foto: Debora Costa e Silva | Divulgação[/caption]
 
O espetáculo #Passinho (lê-se hashtag passinho) surgiu para confirmar o êxito desta dança. Trata-se de um projeto que acontece há dois anos, com nove dançarinos de diferentes comunidades da cidade do Rio de Janeiro: CL Fabulloso, DG Fabulloso, GN Fabulloso, Iguinho Imperador, Jackson Fantástico, Leony Fabulloso, Michel Quebradeira Pura, Nego e Sheick. Com idades entre 18 a 23 anos, os integrantes vêm de diferentes partes capital carioca, entre elas Cidade de Deus, Manguinhos e Queimados. O processo criativo contou com a contribuição dos dançarinos, que imprimiram seus toques pessoais na coreografia, nas letras e na composição da trilha. O resultado estabelece uma ponte entre a realidade e a cultura das favelas e o público das cidades contemporâneas. Vieira conta que também veio de uma família simples e por essa razão, tem grande empatia com os dançarinos. Ele busca inspiração para as coreografias em visitas às comunidades e em sua relação com os meninos que, segundo ele, é sempre muito intensa. “Eles elevam minha energia criativa. É como se nós celebrássemos a vida ao ritmo do funk”, afirma satisfeito. #Passinho circulou por muitas cidades, a partir de uma pesquisa sobre a potencialidade desta dança nascida na cidade do Rio de Janeiro. Com origem nas favelas do Rio e praticada por jovens, o passinho foi além das periferias e passou a entrar também para os palcos. No ano de 2015, o trabalho foi apresentado no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal e no Teatro João Caetano, e também no Lincoln Center de Nova York.

Bibliografia

Sobre o coreógrafo

Rodrigo Vieira – Estudou dança no Brasil e, por vários anos, residiu na Europa onde integrou o elenco de diversas companhias, destacando o Ballet Gulbenkian. Atualmente, vive em São Paulo e desenvolve projetos na área da dança e formação. Já trabalhou com Cristiane Paoli Quito, Esio Magalhães e Bel Setti. Entre seus trabalhos recentes, destaca-se Na Batalha (2014) e #Passinho (2015). É também formado em Biopsicologia, realizador e produtor de eventos relacionados ao bem estar e desenvolvimento humano. 

Lavínia Bizzotto – Bailarina contemporânea, diretora de movimento e atriz. Iniciou sua carreira em 1997 na Quasar Cia. de Dança, onde permaneceu como bailarina principal e ensaiadora por 10 anos. A partir de 2007, seguiu carreira solo com Na Dobra do Tempo, que participou de vários festivais ao redor do Brasil. Também estudou atuação e vem trabalhando como atriz, coreógrafa, preparadora e diretora de movimento.

Videografia

#Passinho Teaser:
https://youtu.be/-vINvHxtuPg

#Passinho Teaser 2:
https://youtu.be/FT7V0WI6vdA

Residência Artística:
https://youtu.be/NUt5RP8IZgE

Verbete editado por:

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)
X