Dança em Rede

Cria

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Ano de criação: 2017
  • Duração: 60 min.
  • Grupos de estreia: Cia Suave
  • Autores: Coreógrafo: Alice Ripoll

Histórico

"Cria" - Cia Suave - Foto: Renato Mangolin | Divulgação

"Cria" - Cia Suave - Foto: Renato Mangolin | Divulgação

Fotos Artísticas do processo criativo de Cria - Foto: Renato Mangolin | Divulgação

Fotos Artísticas do processo criativo de Cria - Foto: Renato Mangolin | Divulgação

Mini Biografia do Coreógrafo

Coreógrafa, intérprete e diretora de movimento para teatro e cinema, Alice nasceu no Rio de Janeiro.

Aos 21 anos, estudando para se tornar psicanalista, tomou um caminho desviante para começar a pesquisar dança, pois se sentia muito curiosa sobre as possibilidades dos corpos e sobre pesquisa de movimento. Alice se formou na Escola e Faculdade Angel Vianna, e começou a trabalhar como coreógrafa.

Dirigiu muitos espetáculos, dançou em alguns - principalmente os seus, e também trabalhou com atores e artista de circo. Atualmente seu trabalho abraça a dança contemporânea e as danças urbanas do Brasil, através de uma pesquisa que abre espaço para que os bailarinos transformem em imagens suas experiências e memórias.

Alice dirige dois grupos: REC e SUAVE.

Com a Cia. REC criou os espetáculos Cornaca (2009), Katana (coprodução Panorama Festival 2012), Bô (2015), a peça para crianças Pé de vento cabeça no chão (coprodução Panorama Festival 2015) e a performance aCORdo (2017).

Com a Cia. SUAVE criou os espetáculos Suave Cria, unindo a dança contemporânea ao “passinho do funk”, estilo de dança urbana do Rio de Janeiro.

Seus trabalhos já foram apresentados em diversos festivais no Brasil, como o Festival Panorama, Bienal SESC de Dança, Festival Dança Gamboa, Bienal de Dança do Ceará e Trisca Festival; e no exterior: Kampnagel - Internationales Sommerfestival, Zürcher Theater Spektakel, Noorderzon, Rencontres Chorégraphiques de Seine-Saint Denis; Projeto Brasil (em 4 cidades na Alemanha: HAU em Berlim, Hellerau em Dresden, Tanzhaus em Düsseldorf e Mousonturm em Frankfurt), Centre National de la Danse (Paris), Festival de la Cité (Lausanne), Norrlandsoperan (Umeå) e Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas).

Alice realizou a direção de movimento de diversas peças do grupo teatral Foguetes Maravilha e também trabalhou com os artistas Fernando Klipel, Camila Moura, Renato Linhares, Laura Samy, Dani Lima, João Saldanha, Ivan Sugahara, entre outros.

Sinopse

No material de divulgação de Cria, lê-se:

"Nóis é cria, não é criado.

Criaturinhas. Cobra criada, solidão. Lambuzar-se.  O ato, a criação e seu momento. Rebento. O coração dizendo “bata!”  a cada bofetão do sofrimento. Na cena se nasce e se morre. A cada vez. Mesmo no parto há uma força que quer desistir.

Uma vida que começa toca o sublime.

Por que tantos filhos? Porque vocês vão matar alguns.

Self made man. Cria de uma comunidade.
O menino é o pai do homem. Lambo minha cria, que me ensina como um ancião, e completa - esse ódio que me consome.

Antes da forma final houve a orgia, o sexo, o pulso, os desejos que se confundem; como dançar é erótico! O convite do corpo que dança e cria é para que você deslize onde a vida jorra.  E quando cada pedacinho quer insistir?

As relações criam movimentos, e a dança recém nascida aqui é filha dos nossos afetos."

A coreógrafa Alice Ripoll desenvolveu uma residência artística com um grupo de dez jovens selecionados da comunidade conhecida como Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. Nessa residência, pesquisou-se um diálogo ente o passinho e a dança contemporânea.

O espetáculo também explora uma linguagem teatral desenvolvida a partir de falas, conversas, discussões e do “tum ta ta tum”, beat box do funk cantado.

Bibliografia

ROMANO, Lúcia Regina Vieira. "Nós, o público." Sala Preta 19, no. 1 (2019): 288-305.


(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Videografia

Teaser Cria:
https://vimeo.com/259029042

Teaser Cria 02:
https://vimeo.com/244328552

Outros vídeos no Canal do Vimeo de Alice Ripoll:
https://vimeo.com/user7812651

O espetáculo Cria pode ser assistido na íntegra também em:
https://vimeo.com/244328552

Links

Site Coreógrafa Alice Ripoll:
https://aliceripoll.com/Cria

X