Dança em Rede

Guilherme Botelho

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo (Brasil)
  • Atividade: diretor

Histórico

Guilherme Botelho. Foto: Divulgação

Biografia

Alias ​​é uma companhia de dança contemporânea independente criada em Genebra, em 1994, pelo dançarino e coreógrafo brasileiro Guilherme Botelho. Suas criações ​​buscam lançar um olhar astuto e intransigente sobre a vida cotidiana. É o que se pode perceber no cerne de Normal, obra apresentada no Brasil em 2019 a convite da Bienal SESC de Dança. A companhia assumiu a missão de pesquisar as aparências e os hábitos cotidianos e que, nesta obra, convida o público a lançar um olhar sobre o ato de cair.

Guilherme Botelho iniciou sua carreira em dança em São Paulo e questiona, por meio de suas criações, a realidade de nossa existência e explora os principais temas da condição humana. Depois de integrar o elenco do Corpo de Baile do Municipal paulistano dos 17 aos 19 anos, Guilherme deu mais um salto em sua carreira ao ser convidado para dançar no Ballet du Grand Théâtre de Genève, na Suíça, então dirigido por Oscar Araiz. Em 1994, Guilherme fundou sua própria companhia, a Alias.

Observador perspicaz dos paradoxos de nossa vida cotidiana, das tensões que habitam as relações sociais e das questões que o mundo enfrenta atualmente, Botelho questiona a realidade através de suas criações de maneira provocativa. Há um forte desejo de questionar o significado das coisas através de suas coreografias, dominadas pelo movimento e pelo desequilíbrio e exigindo um compromisso total dos dançarinos.

Trabalhos

https://www.alias-cie.com/en/#-projects

Bibliografia

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Videografia

Canal da Cia Alias no Vimeo
https://vimeo.com/user48752702

Links

X