Dança em Rede

House Dance

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: EUA

Histórico

Brian Green, precursor da house dance. Fonte: http://www.checkyourbodyatthedoor.com/brain-green

Brian Green, precursor da house dance. Fonte: http://www.checkyourbodyatthedoor.com/brain-green

Há frequentemente confusão entre elementos de danças ou outras culturas que tem atributos similares, mas a história do house é muito diferente. A house dance está relacionada a muitos estilos, mas não necessariamente é descendente direta, por isso a diferenciação é fundamental. Por exemplo, a house dance não é uma variação do hip hop dance diretamente, mas apresenta elementos que se conectam e é considerada também uma dança urbana.

Muitos dançarinos do hip hop dance ao house tinham acesso durante os anos 1980 e 1990 aos ritmos mais tocados na época, trazendo com eles a habilidade de executar suas sequências. A tradição do hip hop influenciou um período da história do house, mas é importante diferenciá-los, como apresentamos acima.

Antes desse tempo, a música eletrônica house era tocada geralmente em casas e clubes gays. Dessa influência da música surge a dança homônima, também sofrendo influência latina de alguns dos movimentos culturais da época.

A música house é um gênero de música eletrônica caracterizada pela marcação da batida em 4 tempos, girando em torno de 120 a 130 batidas por minuto. Foi criado por DJs e produtores musicais de Chicago da cena underground nas noites da década de 1980. O estilo musical desta subcultura começou a alternar as músicas da era disco para proporcionar uma batida mais mecânica e linhas de baixo mais profundas.

O precursor da house dance chama-se Brian Green, que atribui ao ano de 1989 o início deste movimento. Algumas características importantes para a prática do house são: entender bastante o ritmo da música; ter ouvido para marcação de tempo e contratempo; sentir o feeling, a pulsação da música marcada com acentuação em cima; além de outras práticas que influenciaram essa dança como a salsa e o tap (sapateado americano). Ainda nos anos 1990 muitos movimentos de chão foram introduzidos e o trabalho chamado de floor work passou a ser muito utilizado.
 

Bibliografia

http://www.brianfootworkgreen.com/

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

X