Dança em Rede

Luis Augusto Ribeiro

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Professor de Ballet

Histórico

Estudou balé clássico com Ismael Guiser, Sacha Svetloff e Ilara Lopes. Integrou o elenco da Cisne Negro Cia. de Dança, Cia. de Dança Lina Penteado e Ballet Ismael Guiser. Trabalhou com coreógrafos consagrados na cena nacional como Luis Arrieta, Victor Navarro, Ana Mondini, Umberto Silva, Sonia Mota, Tíndaro Silvano, Mariana Muniz e Ivonice Satie, entre outros, além dos internacionais Vasco Wellenkampf, Janet Smith e Fernando Bujones.
;
; É graduado em Dança – Bacharelado e Licenciatura – pela Universidade Anhembi-Morumbi e atuou como coreógrafo junto a várias companhias independentes, tais como Ballet Camerata Paulista (São Paulo), Companhia de Dança Lina Penteado (Campinas) e Companhia Estável da Cidade de Bauru. Teve trabalhos coreográficos selecionados para Sesc – Movimentos de Dança (São Paulo, 1992) e Seminário de Dança da Universidade Federal da Bahia (Salvador, 1993).
;
; Ingressou em 2002 como professor na Escola de Dança de São Paulo – Fundação Theatro Municipal (antiga Escola Municipal de Bailado) e lecionou balé clássico para todo o programa de formação dessa Instituição. Desempenhou de 2006 a 2017 a função de Assistente Artístico e Coordenador Pedagógico nas gestões das diretoras Esmeralda Penha Gazal e Susana Yamauchi. Para o Balé Jovem dessa Instituição, coreografou inúmeros trabalhos, como Promenade, Pedro e o Lobo, Ideograma, Um Presente para Clara, Carnaval dos Animais, Pulcinella, A Bela Adormecida – Uma Releitura, Contos da Aldeiae Piccolo Balletto, entre outros; além de releituras dos tradicionais balés Quebra-Nozes e Coppelia. Coreografou também Romeu e Julieta – nem um nem outro para uma produção de Esmeralda Penha Gazal e V de Vivaldi em comemoração ao 5º Aniversário da Companhia Estável da Cidade de Bauru, sob direção de Sivaldo Camargo.
;
; Foi pianista acompanhador da República da Dança sob direção Ana Mondini e em diversas edições do Festival de Dança de Joinville, em que também colaborou como professor e jurado.
;
; Participou da gravação de três CDs de música para aula de balé: um volume pela RM Produções e dois pelo Shopping da Dança.
X