Dança em Rede

Pulsar Companhia de Dança

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Ano de criação: 2000
  • Responsável: Teresa Taquechel
  • Responsável cargo: Diretor

Histórico

A Pulsar Cia. de Dança foi criada, em 2000, e teve como sua primeira criação a coreografia Haploss (2000).

No mesmo ano de sua criação, a Companhia recebeu o prêmio PROCENA, prêmio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o que levou a montagem do espetáculo Pulsar no ano seguinte (2001). Nos dois anos consecutivos, a Pulsar foi agraciada com o edital da Caixa Econômica Federal, o que possibilitou a Companhia se apresentar com o Espetáculo Pulsar no Conjunto Cultural da Caixa do Rio de Janeiro e de Brasília, além de outras cidades.

Foi como representante no Brasil no Internacional VSA Arts Festival, no Kennedy Center em Washington DC, em 2004, e recebeu o Prêmio ‘Ordem do Mérito Cultural’ das mãos do Presidente da República e do Ministro de Cultura, em Brasília.

Em 2004, com o apoio da Prefeitura, a Pulsar Cia. de Dança passa realizar seus ensaios no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
Em 2008 a obra Indefinidamente Indivisível (Espetáculo) foi contemplado com o Prêmio de Dança Klauss Vianna. Nesta mesma época ganha o edital da Caixa Cultural para o Festival: Corpos Ímpares – encontro entre as artes e as diferenças.

Em 2009, realizou a primeira edição do evento Corpos Ímpares, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assim como ganhou o edital da Secretaria de Cultura para a manutenção da Companhia. Em 2011, a Pulsar foi contemplada com o edital da FADA, o que possibilitou a realização da segunda edição do Festival Corpos Ímpares 2012, em 2012, e a produção de Por trás da cor dos olhos (Espetáculo), que marcou os 12 anos da Companhia.

A Pulsar Cia de Dança é formada por bailarinos portadores e não-portadores de deficiência física. A companhia ministra palestras e workshops sobre Dança e Recuperação Motora nos locais aonde se apresenta.

Trabalhos

Haploss (2000)
Pulsar (2001)
Indefinidamente Indivisível (2010)
Por trás da cor dos olhos (2012)
X