Dança em Rede

Ragga Jam

  • Categoria: Estilos de danças

Histórico

País de origem: Jamaica

Foto de Laure Courtellemont. Fonte: https://www.laurecourtellemont.com/photos/

Foto de Laure Courtellemont. Fonte: https://www.laurecourtellemont.com/photos/
 
É importante saber que o ragga jam foi desenvolvido por Laure Courtellemont, uma francesa que desenvolve esta dança a partir do dancehall, com o intuito de ser ensinada. E, além disso, promover diferentes valores, especialmente, com relação ao respeito, autenticidade e o papel da mulher na dança e na sociedade.

dancehall, assim como o hip hop, é uma cultura que abrange diversas manifestações artísticas, sendo a dança uma delas. Neste caso, o dancehall nasce e se desenvolve na Jamaica e tem forte influência da cultura afrodescendente e da música reggae.
Alguns artistas importantes para a história da música e do próprio país influenciaram o dancehall e, consequentemente, sua dança. Bob Marley, o mais conhecido deles, cantor, guitarrista e compositor jamaicano; é o nome mais conhecido no reggae. Outras referências como The Wailers, banda de reggae, U Roy, DJ de reggae jamaicano e Peter Tosh, pioneiro músico do reggae/ska também contribuíram para o desenvolvimento desta cultura. Kool Herc, também DJ de origem jamaicana, é o grande responsável pelo nascimento da cultura hip hop em Nova York.

Laure Courtellemont se encantou pela batida afro jamaicana que mistura reggae hip-hop e criou o ragga jam por volta de 1996. Segundo a sua página oficial, o estilo surgiu com a proposta de promover amor e respeito a cultura. Em 2007, Laure associou-se a Nike, o que fez sua carreira tornar-se mundialmente conhecida.

ragga jam tornou-se também uma marca mundial e, para ensiná-lo, por exemplo, é essencial que você tenha autorização para isso.
 

Bibliografia

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

Referências

Mais informações sobre Laure Courtellemont podem ser encontradas no próprio site da artista: https://www.laurecourtellemont.com/

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

X