Dança em Rede

Hip Hop Dance

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: EUA

Histórico

Foto hip hop dance de Mike no Pexels

Foto hip hop dance de Mike no Pexels
 
hip hop é uma cultura que agrega elementos como o MC e o Rap (música), o Breaking (posteriormente as outras danças urbanas também) e o Grafite (expressão artística). Hoje também são consideradas outras expressões artísticas como a literatura, a moda, as lutas políticas, entre outras manifestações socioculturais que tenham as mesmas bases de origem.

O Movimento Hip Hop é, então, um movimento social que foi criado pelos grupos norte-americanos, por volta de 1968, com o objetivo de apaziguar as brigas dos jovens negros e hispânicos agrupados em gangues. Seu nome tem origem nas palavras Hip (quadril, em inglês) e Hop (saltar). Logo, a expressão Hip Hop (saltar balançando o quadril) se referia ao breaking, a dança mais popular da época. Esses grupos organizavam bailes e festas de quarteirões nas ruas, nos ginásios e nos colégios, incentivando os jovens a dançarem o breaking, ao invés de brigarem entre si. Os grupos também incentivavam o grafite como forma de arte e não apenas como uma forma de marcar territórios. O mais famoso desses grupos foi a Universal Zulu Nation, que tinha como líder o DJ Afrika Bambaataa, o responsável pelo nome hip hop.

Posteriormente ao nome para o movimento cultural, passou a ser utilizada a nomenclatura hip hop free style, ou hip hop dance, para a dança essencialmente de improviso que misturava os estilos clássicos do breakingpopping locking, com danças sociais características da época, fortemente influenciados pela música do hip hop. A música serve de inspiração e o dançarino “sai dançando” (improvisando), aproveitando-se dela ao máximo, de seus vocais, batidas, instrumentos especiais, silêncios, etc.

Como característica principal para dançar o hip hop dance, temos:
Feeling”: uma espécie de atitude, jeito, maneira de se mover de acordo com a música.
Groove”: como você sente a música e de que forma o seu corpo reage. Em geral, movimentos simples, “curtindo a música”. 
Bounce”: movimentos contínuos de “balanço” que move repetidamente de acordo com a batida da música. 

Para além dessas características essenciais, temos a base nas danças sociais que são passos simples, que podem sofrer variações, e são conhecidos pela grande maioria das pessoas que frequentam a cultura por serem realizados nas festas, ruas, baladas e encontros em geral. A partir disso, outros movimentos mais complexos são adicionados ao repertório do dançarino, que se manifesta de maneira única e singular. É importante ressaltar que esse “estilo livre” faz parte do hip hop e, assim sendo, utiliza de outras danças da cultura, mas não se costuma misturar elementos de outras danças como o ballet clássico ou o jazz.

Essas fusões com estilos clássicos só aparecerão em outras danças que não costumam ser consideradas parte da cultura hip hop.

Referências

Algumas Referências:

Buddha Stretch e Henry Link: precursores do hip hop dance nos EUA e no mundo. Fazem parte da Elite Force Crew. “This is the history of what is deemed today as Freestyle Hip Hop Dance", as lived by me - Buddha Stretch.
Link: http://www.eliteforcecrew.com/en/bio/

Henrique Bianchinni: uma das grandes referências no Brasil.
Link: https://www.henriquebianchini.com/
 
Vídeo com Buddha Stretch
https://www.youtube.com/watch?v=4if1XfMr78w

X