Dança em Rede

Tony Petzhold

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 20/02/1914
  • Data de falecimento: 06/04/2000

Histórico

Antônia Seitz Petzhold era descendente de alemães que se radicaram em Porto Alegre no final do século XIX. Formou-se em música, estudando piano e também regência. Foi aluna do Instituto de Cultura Física e tornou-se assistente da professora Mina Black, assumindo a direção do Instituto em 1934. Aos 14 anos fez sua primeira viagem à Europa com a família, onde fez aulas de dança. Em 1937 Tony retorna a Europa, mais precisamente para a Alemanha, onde fez aula de dança clássica com os russos Tatiana e Victor Gussovisky, dança expressionista com Mary Wigman e dança livre com Joana Laban, filha de Rudolf Laban. Na volta a Porto Alegre Tony muda, casa-se com Alfredo Petzhold e altera o nome do Instituto para Escola de Bailados Tony Seitz Petzhold. Na sua escola, havia aulas de dança clássica, aulas de dança e ginástica para senhoras e moças e também dança para crianças. Em 1940 graduou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física, passando a integrar seu corpo docente. Foi também professora do Curso de Formação de Professores do Instituto Flores da Cunha.
A Escola de Tony Petzhold foi um centro de formação de talentosos bailarinos e bailarinas. O primeiro homem a abraçar a dança como profissão, em Porto Alegre, foi João Luiz Rolla, aluno e posteriormente professor na sua escola. Tony procurou manter-se sempre atualizada, seja por meio de viagens de estudo ao Rio de Janeiro e a Buenos Aires, seja trazendo à sua escola professores renomados de outros estados e países, como Vaslaw Veltchek, Êlbio Constantino, Eleonora Oliosi, Laura Proença, Alexander Siderof, Walter Arias. Entre seus alunos que se destacaram estão Antônio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Gerson Berr, Rony Leal, Sidio Abel Trindande, Solon Almeida, Tony Abbott. E entre as alunas temos nomes como Cecy Franck, Beatriz Consuelo, Eleonora Oliosi, Jane Blauth, Jussara Miranda, Maria Amélia Barbosa, Neuza Pitta Maia, Taís Virmond.
Como coreógrafa, Tony criou inúmeras coreografias e espetáculos. Procurando dar maior oportunidade aos bailarinos, empenhou-se na criação e manutenção de grupos de dança. Em 1950, cria o Conjunto Coreográfico Portoalegrense 1950, em 1959, o Porto Alegre Ballet, em 1968, a Companhia de Dança do Rio Grande do Sul - CODANÇA e, em 1981, o Ballet Phoenix. Foi também coreógrafa da TV Piratini, canal 5, a primeira emissora de televisão a se instalar em Porto Alegre, em 1959. Dirigiu o programa Na Ponta dos Pés estrelado por Taís Virmond e Solon Almeida e o programa História sem palavras.
Tony Petzhold foi trabalhou incansavelmente pela qualidade da formação e profissionalização dos bailarinos. Em 1991 esteve à frente da equipe que criou o Centro de Formatividade em Dança, ligado ao Instituto Estadual de Artes Cênicas, que extingui-se alguns anos depois.
Em 2012 sua neta, Thaís Petzhold, criou a Casa Cultural Tony Petzhold, na mesma casa em que, por quase 60 anos, funcionou a Escola de Dança Tony Petzhold.

Links

http://casaculturaltonypetzhold.wordpress.com/



Por Mônica Fagundes Dantas|Pesquisa SPCD" 566

Bibliografia

CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. Dança: nossos artífices. Porto Alegre: Movimento, 2004.
FREIRE, Ana Luiza Gonçalves. Tony Petzhold: uma vida pela dança. Porto Alegre: Movimento, 2002.

Trabalhos

1935 - Soirée de Bailados
1940 - Ballet em Torno do Mundo
1944 - A Salamanca do Jarau
1946 - Suíte Oriental
1948 - A Dama das Camélias
1952 - O Carrilhão Mágico
1953 - Le Sacre du Printemps
1954 - Lenda da fundação da cidade de Santa Maria
1955 - Idílio na Praça da Harmonia
1956 - As aventuras de Mimosa
1958 - Divertissement
1960 - Além da barreira do som
1962 - Força do destino
1965 - Scherzo
1966 - Minha Vida
1968 - Poesia um dia
1976 - Suíte Paulistinha
1976 - Xinkuã, lenda ameríndia
1978 - Istar
1980 - Fascination
1980 - Orixás
1982 - A rainha da neve
X