Dança em Rede

Ana Cristina Pereira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 02/08/1959

Histórico

Roteiro de Ronaldo Boschi. - 1980 - “Onde Tem Bruxa Tem Fada”. Baleteatro Minas. Coreografia, Klauss Vianna. Direção Geral de Dulce Beltrão. - 1961 - "1º Comercial Infantil: "As Comadrinhas" / Campanha Nacional da Farinha Láctea Nestlé. - 1961 - "Lançamento da Boneca Amiguinha da Estrela" em campanha nacional. Jornal Folha de São Paulo. Caderno 2 pagina 3. "

Trabalhos

Principais trabalhos artísticos em dança:

– Dança dos Signos (Bailarina), 1983.
– 1981 – “Pedro e o Lobo”. Baleteatro Minas. Direção: Dulce Beltrão, Bettina Bellomo, Sylvia Calvo. Coreografia: Dulce Beltrão. Direção Musical: Marco Antônio Araújo. Cenários e Figurinos: Mamélia Dornelles e Décio Noviello. Bonecos: Álvaro Apocalypse.

– 1981 – Orfeu da Conceição” – Studio Anna Pavlova.
Direção: Dulce Beltrão, Sylvia Calvo. Coreografia: Dulce Beltrão. Roteiro Ronaldo Boschi.

– 1982 – “Olímpia: Sonho e Realidade”. Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova: Coreografia de Dulce Beltrão

Bibliografia

Ê natural de São Paulo. Após mudar para Belo Horizonte, em 1969, foi aluna de Graziela Rodrigues e, em seguida, ingressa no Studio Anna Pavlova, dirigido por Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, onde se tornou professora e iniciou sua carreira profissional como bailarina. Também estudou no American Ballet Center, The official School of The Joffrey Ballet Scholl com New York/USA (1982).

Dançou nos Grupos Profissionais Anna Pavlova, Baleteatro Minas e Camaleão. Atuou como professora e coordenadora dos Studios Núcleo Artístico, 1º Ato e Meia Ponta. Atualmente é professora Adjunta do curso de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes, ambos da Escola de Belas Artes/UFMG. Participa como professora permanente do PROFARTES – Mestrado Profissional em Ensino de Arte do PPGArtes /UFMG.

Fundou e coordena o Laboratório GESTOLab (http://dancaufmg.wix.com/gestolab). Ê pesquisadora, membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas / ABRACE.

Formação Acadêmica:
– Doutora pela UFMG com foco em Processamento da Linguagem – gesto e cognição (2010).
– Mestra em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2005).
– Especialização em Curso de Especialização Arte Educação PREPES. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte (2003).
– Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001).

Investiga:
Formação de professor de dança, linguagem corporal e cognição na educação infantil, analogias e metáforas no ensino de Dança, ensino de dança.

Principais Parceiros ou Profissionais com quem já trabalhou:
Bettina Bellomo, Dulce Beltrão, Silva Calvo, Freddy Romero, Klauss Vianna, Luís Arrieta, Suzana Mafra, Geraldo Lima Jr., Raimundo Costa, Virgínia Bezerra

Videografia

Paulo Babrek, Marjorie Quast, Marisa Monadjemi, Suely Machado, Andrea Maia, Sebastian Junior, Arnaldo Alvarenga, Tania Mara Silva, Maurício Marques, Luís Eguinoa, Renato Bertolino, Raul Belém Machado, Ronaldo Boschi.

Currículo:

Formação artística

– Clássico: Bettina Bellomo, Dulce Beltrão, Gustavo Mollajoli, Hugo Traves, Ismael Guiser, Jairo Sette, Luís Arrieta, Norma Binaghi, Sylvia Calvo.

– Moderno/Contemporâneo: Arnaldo Alvarenga, Dulce Beltrão, Euzébio Lobo, Marcelo Moacyr, Freddy Romero, Graciela Figueroa, Ruth Rachou, Jairo Sette, Klauss Vianna, Lori Belilove, Paulo Babreck, Sylvie Pinard, Martine Êpoque.

– Jazz / Indiano/ Folclore: Franck Hachet, Clyde Morgan, Jairo Sette, Carlota Portella, Vilma Vermon, Debora Bastos, Euzébio Lobo, Marcelo Moacir, Marjorie Quast, Timonny Abott, Marly Tavares, Marcia Barros, Rebeca Torossian, Gilson Sacramento (Makako).

Links

Bibliografia existente:
LivrosPEREIRA, A. C. C; FIGUEIREDO, R. C. (orgs.). Formação, experiência e criação: curso Educação Infantil, Infâncias e Arte. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2014. ISBN: 978-85-8007-075-0.

PEREIRA, A. C. C. PIBID Dança – cartografia do sensível: corpos em movimento. Belo Horizonte: PIBID/FAE/UFMG, 2013, v.1.

Capítulos de LivrosPEREIRA, A. C. C., COSTAS, A. M. R., ALVARENGA, A. L. Estado da arte do ensino superior de dança no Brasil: vestígios, ressonâncias e mutações In: Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Porto Alegre (RS): ABRACE, 2013, v.1. ISBN: 9788587776105

PEREIRA, A. C. C. Arte na formação docente nos cursos de Pedagogia: espaços e conquistas In: Formação docente: práticas, textos e contextos. Belo Horizonte: Fundac-BH, 2008, ISBN: 9788585477127

Artigos em PeriódicosPEREIRA, A. C. C.
Gesto. WIKI Psicolinguística. , v.1, p.1 – 4, 2010. Meio digital. Home page: [http://psicolinguistica.letras.ufmg.br/wiki/index.php/gesto]

PEREIRA, A. C. C. Analogias e metáforas como mediação cognitiva na aprendizagem do balé: uma releitura com base na teoria de redes de integração conceitual. Intercâmbio. , v.XVI, 2007.

Artigos CompletosPEREIRA, A. C. C. A linguagem corporal no currículo da educação infantil: o corpo em trânsito entre o cuidar e o educar In: XXII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil: Corpos em trânsito, 2012, São Paulo (SP). Anais do XXII CONFAEB. São Paulo (SP): UNESP, 2012. v.1.

PEREIRA, A. C. C. Dança na educação infantil: linguagem corporal como experiência artístico-educativa a partir das proposições curriculares da rede municipal de Belo Horizonte. In: Seminário Internacional Descobrir a Dança – Descobrindo através da Dança, 2011, Cruz Quebrada (Portugal). Livro de Atas do SIDD2011. Lisboa (Portugal): Clássica, 2011. v.1.

PEREIRA, A. C. C. Representações sociais da prática docente de dança dos alunos do curso de Pedagogia do Movimento da EBA/UFMG (2006 a 2009) In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre (RS). Memória Abrace Digital. Porto Alegre (RS), 2011. v.1.

PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos da referência espacial do gesto In: VI Congresso ABRACE – Arte e Ciência: abismo de rosas, 2010, São Paulo (SP). Memória Abrace Digital. São Paulo (SP): Abrace, 2010. v.1.

PEREIRA, A. C. C. Mapeamento da aprendizagem de movimentos expressivos na dança clássica a partir da Teoria da Mesclagem Conceitual In: V Reunião Científica da ABRACE, 2009, São Paulo. Textos GT – Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e investigações. São Paulo: ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação, 2009.

PEREIRA, A. C. C. A importância da linguagem analógico-metafórica na formação inicial do artista cênico de dança In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Textos: GT – Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e investigações. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p.1 – 1

PEREIRA, A. C. C. O uso de analogias e metáforas na aprendizagem do balé segundo a teoria de redes de integração conceitual In: XV Congresso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Anais do XV Congresso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina. Montevideo: Gega Multimedios, 2008. v.1.

PEREIRA, A. C. C., CARVALHO, E. M. Aprendizagem significativa e o uso de metáforas no ensino de balé In: V Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo, 2006, Madrid, 2006.

PEREIRA, A. C. C., CARVALHO, E. M. Identificação de linguagem inclusiva, análoga-metafórica, constitutiva do currículo oculto no ensino de balé In: XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social. Recife, 2006.

PEREIRA, A. C. C., CARVALHO, E. M., NAGEM, R. L. Uso de Analogias e Metáforas no Ensino da Dança Clássica In: II Congresso Sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2005, Niterói. Anais do II Congresso sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Niterói: Assel-Rio, 2005. v.1.

PEREIRA, A. C. C. Identificação de novas possibilidades de mediação didática a partir da dança In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba.

Prêmios
2012 – Relevância Acadêmica e Menção Honrosa. Projeto PIBID – A Dança como componente curricular no Ensino Fundamental: Práticas, Espaços e Conquistas”, Semana do Conhecimento & Cultura UFMG.

-1987 – Troféu de Ouro na modalidade Jazz (1987), “Abrace a vida e custe o custar tente ser feliz”, Núcleo Artístico, II Concurso Mineiro de Dança. Direção Marjorie Quast.

– 1981 – Melhor Espetáculo Infantil, “Pedro e o Lobo”, Baleteatro Minas, Premio Troféu APATEDEMG: Coreografia, Dulce Beltrão

Verbete editado por:

Atualizado (MARÇO 2023)