Dança em Rede
Intrépida Trupe
- Categoria: Companhias Profissionais
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RJ
- Cidade de origem: Rio de Janeiro
- Ano de criação: 1986
- Responsável: Beth Martins e Roberto Berliner
- Responsável cargo: Diretor
- Endereco: Rua dos Arcos da Lapa- Fundição Progresso
- Bairro: Centro
- E-mail: damaziojoana@gmail.com
Histórico
A Intrépida Trupe nasce nos anos 1980, e revoluciona as artes cências no Brasil. Foi criada por artistas da dança, teatro, música e artes plásticas, que tinham em comum a paixão pelo circo.
O grupo surge no antigo Circo Voador, no Arpoador, e depois de um período de intercâmbio cultural que inclui o Maranhão entre seus roteiros, a Intrépida Trupe forma-se oficialmente numa viagem para o México, onde se apresenta em Guadalajara, durante a abertura da Copa do Mundo de 1986.
O primeiro espetáculo vem em 1988, uma apresentação que leva o nome do grupo e é exibida no Teatro Ipanema. “Intrépida trupe”, o espetáculo, é uma criação coletiva onde os atores-acrobatas investigam linguagens de múltiplas técnicas.
A partir daí, a Intrépida Trupe vem criando, produzindo e apresentando diversos espetáculos e números no Brasil e no exterior. Além disso, forma artistas e inspira outras trupes, em oficinas, workshops e mostras que demonstram o processo de criação dos números e espetáculos.
Em 1993, inicia a sua trajetória de colaboração com ONGs e projetos socioculturais, dando aulas de circo e capoeira no projeto “Se essa rua fosse minha”.
No ano 2000, Aprimora suas atividades de formação e qualificação em artes do movimento com a abertura do Espaço de Criação Intrépida Trupe, na Fundição Progresso.
Em suas temporadas na Europa e na América, a Intrépida Trupe causa impacto por sua estética moderna e genuinamente brasileira, sendo um dos expoentes do Novo Circo no panorama internacional.
Direção: Roberto Berliner, Beth Martins
Co-direção e montagem: Julia Barreto
Co-direção e coordenação de pesquisa: Adriana Cursino
Produção executiva: Rodrigo Letier, Lorena Bondarovksy e Júlio Uchoa
Identidade visual: Mesofera - Gringo Cardia, Rico Vilaroca e Renato Vilaroca
Trilha sonora: Felipe Rocha
Direção de fotografia: Felipe Reinheimer, Manuel Águas e André Horta
Som direto: Joca Fragoso, Pedro Moreira e Bruno Espírito Santo.
Supervisão artística: Leonardo Domingues
Pós-produção: Guga Nascimento e Anna Julia Werneck
Trabalhos
-Intrépida Trupe (1988)
-ARN (1991)
O espetáculo explora a participação do público: a platéia é atacada por macacos brincalhões, que pulam sobre as cadeiras, sequestram objetos dos espectadores e lhes atiram com pistolas d’água.<
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)