Dança em Rede

Nora Esteves

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Professora de Dança
  • Data de nascimento: 05/04/1948

Histórico

1948 Em 5 de abril, em Porto Alegre, nasce Nora Esteves. É a primeira filha do gráfico Fleury Petersen Esteves (1925-2006) e da jornalista Maria de Garcia (1920-2010);
;
; 1953 Muda-se para São Paulo com os pais;
;
; 1955 Muda-se com a família para o Rio de Janeiro e começa a estudar no Colégio Bom Jardim;
;
; 1956 É matriculada na Academia de Ballet Society, fundada por Tatiana Leskova, tendo
; como primeira professora Tereza Bittencourt. Em seguida, passa a frequentar as aulas de
; Tatiana Leskova;
;
; 1957 Ingressa na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
; (depois Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, EEDMO, e hoje Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa). Ali, cumprirá em cinco anos uma grade curricular de nove;
;
; 1962 Forma-se na Escola de Danças Clássicas do TMRJ;
;
; 1963 Ingressa no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro por meio de
; audição, na qual se classifica em primeiro lugar;
;
; 1965 William Dollar (1907-1986) chega ao Rio de Janeiro para realizar as temporadas do
; Corpo de Baile do TMRJ, no qual Nora dança os papéis principais de Divertissements, ao
; lado de Aldo Lotufo (1925-2014); Serenata para Cordas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-
; 1791); e Constância, sobre o Concerto n˚2 de Frédéric Chopin (1810-1849). Dollar remonta
; O Combate, com música de Raffaello de Banfield (1922-2008), e propõe à direção que Nora, com 17 anos, seja promovida a primeira-bailarina. Leskova a escala para o papel de Myrtha em Giselle;
;
; 1966 Murilo Miranda, então diretor do TMRJ e integrante do Conselho Nacional de
; Cultura, viaja para os Estados Unidos e contata os diretores do Joffrey Ballet para pedir uma
; bolsa de estudos para Nora e consegue;
;
; 1967 Nora chega a Nova York para cursar a bolsa e, após uma semana, é contratada por
; Robert Joffrey (1930-1988) para dançar com o Joffrey Ballet. Ali, além do repertório da
; companhia, dança Moves, de Jerome Robbins (1918-1998);
;
; 1968 Regressa para o Brasil e às funções de primeira-bailarina do TMRJ. É convidada a
; ingressar na Companhia Brasileira de Ballet (CBB), dirigida por Arthur Mitchell, que cria
; para ela e José Moura a coreografia Pas de Deux, com música de Marlos Nobre. Na CBB,
; dança ainda Rythmetron, de Nobre; Valsas, de Edino Krieger; Pas de Trois, de David Dupré
; (1930-1973); e Opus 1, de John Cranko (1927-1973), remontado por Richard Cragun (1944-
; 2012);
;
; 1969 Com o inesperado fim da CBB, Nora retorna ao Theatro Municipal, onde atua sob a
; direção de Helba Nogueira (1930-1998);
;
; 1970 No TMRJ, dança com Luis Fuentes os grand pas de deux de O Corsário e Dom Quixote, remontados por Héctor Zaraspe;
;
; 1971 Zaraspe convida Nora para apresentar, ao lado de Fuentes, O Corsário no Festival de
; Dança de Verão de Colônia (Alemanha);
;
; 1972 Ainda a convite de Zaraspe, ela e Fuentes participam do Ballet Spectacular, grupo
; encabeçado por Margot Fonteyn (1919-1991) e Attilio Labis, apresentando-se em Buenos
; Aires e Montevidéu. Dançam Dom Quixote e O Corsário;
;
; 1973 No TMRJ, dança os principais papéis de O Pássaro de Fogo, com Lotufo, e Daphnis et
; Chloé, com James De Bolt. Ambos as remontagens são de George Skibine (1920-1981);
;
; 1974 No TMRJ, protagoniza Cantabile, pas de deux de Oscar Araiz, com música de Samuel
; Barber (1910-1981); o balé O Mandarim Maravilhoso, de Béla Bartok (1881-1945); e Romeu e Julieta, na coreografia de Araiz. No Brasil, recebe o convite de Skibine para ingressar como primeira-bailarina no Théâtre Populaire de Reims (TPR), companhia francesa com direção geral de Robert Hossein;
;
; 1975 Com o TPR, estrela o papel-título de Shéhérazade, nova criação de Skibine. Excursionam pela França, Bélgica, Itália e Mônaco. Convidada por Leskova, dança o papel principal de O Quebra-Nozes com a Hong Kong Ballet Company, em Hong Kong, tendo como partner Jean-Claude Ruiz. Em dezembro, ingressa como étoile no Ballets de Marseille (atual Ballet National de Marseille), dirigido por Roland Petit (1924-2011);
;
; 1976 Até agosto, permanece no Ballets de Marseille. Dança Coppélia; Proust, ou, Les
; Intermittences du Coeur; e Septentrion. Em setembro, retorna ao TPR, e Skibine cria para ela e Jacques Dombrovski um dos papéis principais de Le Dernier Romantique. No final do ano, é convidada por Ethéry Pagava para atuar no Théâtre de la Cité, em Paris, onde dança Concerto de Vivaldi;
;
; 1978 A convite de Ricardo Núñez (1948-2014) participa da temporada do Teatro Massimo
; de Palermo (Itália). Recebe convites para dançar com o Ballet da Ópera de Munique
; (Alemanha) e o Ballet Théâtre Contemporain, de Angers (França), dirigido por Jean-Albert
; Cartier e Françoise Adret. Segue para Angers e, posteriormente, para Munique. Assina
; contrato com o Ballet da Ópera de Munique, sob condição de afastar-se dessa companhia por
; dois meses e meio, quando o Ballet Théâtre Contemporain fizer sua turnê pelas Américas.
; Entretanto, a impossibilidade de se licenciar na data prevista a leva a rescindir o contrato
; com Munique, e ela se reintegra ao Ballet Théâtre Contemporain. Dança Piaf, de Louis
; Falco (1942-1993), com músicas de Edith Piaf (1915-1963); e Four Temperaments, de George
; Balanchine (1904-1983). Ingressa no Ballet Théâtre Français de Nancy, onde é dirigida por
; Cartier e Hélène Trailine. Dança La Sonnambula, também de Balanchine, com Egon Madsen
; e Richard Cragun (1944-2012); O Corsário, remontado por Alex Ursuliak; e Dessin pour Six,
; de John Taras (1919-2004), entre outros. A televisão francesa realiza o documentário Une
; Étoile de la Danse (“Uma Estrela da Dança”), que registra cenas do cotidiano de Nora; 
;
; 1979 Com a companhia de Nancy, apresenta-se em várias cidades da França e da Alemanha;
;
; 1980 Volta para o Brasil e, com Aliocha Gorki, dança O Mandarim Maravilhoso na coreografia
; de Milko Sparemblek, remontada por Jean-Marie Dubrul, no TMRJ. Começa a diversificar
; suas atividades na dança;
;
; 1981 Em seu trabalho no TMRJ, é dirigida por Dalal Achcar até 1987, tendo como principal
; mestre de balé e ensaiador o bailarino Desmond Doyle (1932-1991), do Royal Ballet.
; Interpreta Coppélia na versão de Enrique Martínez (1926-1998). Uma lesão no pé a obriga a interromper suas atividades, só retornando em 1984;
;
; 1984 Volta para o TMRJ dançando Tragédia Dançante, de Dennis Gray (1928-2005), com
; música de Richard Strauss (1864-1949). Sua foto nesse balé se torna o logotipo da EEDMO.
; Ganha o prêmio Golfinho de Ouro na categoria Dança, oferecido pelo Governo do Estado
; do Rio de Janeiro. Estreia Giselle e O Quebra-Nozes, nas coreografias de Dalal Achcar, e o fará em sucessivas temporadas;
;
; 1985 Dança Floresta Amazônica, de Dalal; o “Ato das Sombras” de La Bayadère, remontado por Natalia Makarova; Dom Quixote, em três atos, versão de Dalal; O Quebra-Nozes; e Coppélia. Dança com a Companhia Cisne Negro tendo Fernando Bujones (1955-2005) como partner;
;
; 1986 É estrela convidada do Festival Internacional de Ballet de Havana, tendo Paulo
; Rodrigues como partner, quando encenam Cantabile e Charmosa, de Dalal Achcar. Em Cuba, dançam também na cidade de Camagüey;
;
; 1987 Nora aceita o convite de Dalal Achcar para dançar na Associação de Ballet do Rio
; de Janeiro e atua nas Lonas da Cultura – projeto em que teatros de arena cobertos,
; administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, recebiam diferentes atividades de
; cunho cultural. Viaja com Marcelo Misailidis pelo país;
;
; 1988 Voltando ao TMRJ, dança O Corsário, com Julio Bocca e Maximiliano Guerra, e o grand
; pas de deux de Paquita, com Bocca, em remontagens de Eugenia Feodorova (1925-2007);
;
; 1990 Retorna como bailarina convidada à Temporada Oficial do Teatro Massimo de Palermo, quando interpreta a coreografia de Férenc Barbay para as Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). No Corpo de Baile do TMRJ, dança novamente O Combate e O Quebra-Nozes, em versões de Tatiana Leskova;
;
; 1991 Dança Concerto, de Rodrigo Pederneiras, trabalho que foi criado para o TMRJ e abre
; o 9º Festival Internacional de Dança de Joinville. Sob a direção de Feodorova, estreia em O Lago dos Cisnes o duplo papel de Odette/Odile. É convidada para estrelar Canção da Terra, de Fábio de Mello, com música de Gustav Mahler (1860-1911), dançando com o Ballet Contemporâneo do Rio de Janeiro;
;
; 1992 Volta a Cuba como estrela convidada do Festival Internacional de Ballet de Havana,
; dançando com Francisco Timbó A.M.O.R., de João Wlamir, e o grand pas de deux de O
; Quebra-Nozes;
;
; 1993 Atua no TMRJ em todas as temporadas da companhia e, com Marcelo Misailidis,
; interpreta Love Songs, de Fábio de Mello, criação sobre canções de musicais famosos;
;
; 1997 No Rio de Janeiro, dança uma temporada no Teatro Leblon com o espetáculo Imagens
; Musicais, de Dalal Achcar, ao lado de Misailidis e do pianista Braz Velloso. No TMRJ,
; interpreta pela primeira vez Paixão, de Deborah Colker, na série Coreógrafos Brasileiros;
;
; 1998 Dança O Lago dos Cisnes, interpretando o duplo papel de Odette/Odile. Lança o vídeo
; instrucional de balé clássico Nora Esteves in Foco. Ao lado de Paulo Rodrigues, dança e
; ministra palestras por todo o país;
;
; 1999 Ministra aulas para a Cisne Negro Companhia de Dança, quando tem a oportunidade de viajar pelo Estado do Rio e para Juiz de Fora (MG), pelo Circuito Sesc. No TMRJ, volta a interpretar O Lago dos Cisnes, em versão de Feodorova;
;
; 2001 Presta depoimento no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ),
; contando com as participações de Tatiana Leskova, Fábio de Mello, Dalal Achcar, Eugenia
; Feodorova e Eliana Caminada;
; 2003 Começa a dar aulas à Companhia de Dança Deborah Colker;
;
; 2004 Cria a coreografia para o musical Império, com direção, texto e letras de Miguel Falabella
; e música de Josimar Carneiro. Assume as aulas e a coordenação do Centro de Movimento
; Deborah Colker;
;
; 2007-2008 Ministra o Curso de Verão de Ballet Clássico e Repertório na Scuola di Danza
; Maria Taglioni, em Crotone (Itália);
;
; 2009 Na comemoração dos cem anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dança
; Cantabile, de Araiz, com Paulo Ricardo;
;
; 2012 Recebe na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro o título de Cidadã Carioca
; Honorária. A temporada de Quebra-Nozes do TMRJ é inteiramente dedicada a Nora;
;
; 2013 A pedido do Corpo de Baile do TMRJ, é convidada para ministrar aulas àquela
; companhia. Exerce essa função até hoje, além de prosseguir com o trabalho pedagógico no
; Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker;
;
; 2014 Ministra palestras e oficinas de balé clássico em várias cidades do Brasil;
;
; 2015 Nora continua trabalhando, produzindo, ensinando, orientando, oferecendo a seguidas
; gerações sua enorme bagagem de vida.

Links

<;a href=http://www.noraesteves.com.br www.theatromunicipal.rj.gov.br">
X