Dança em Rede

Ribeirão Preto Cia. de Dança

  • Ano de criação: 2008
  • Direção artística: Luciana Junqueira e Thiago Junqueira
  • Telefone: (16) 3635-2777
  • Endereco: Rua Barão do Amazonas, 2301
  • Bairro: Jardim Sumaré
  • E-mail: lmjunqueira@gmail.com

Histórico

A Ribeirão Preto Cia. de Dança foi criada em 2008, na escola de dança da bailarina e coreógrafa Luciana Junqueira. O objetivo da companhia era proporcionar oportunidades de trabalho aos bailarinos da região e ampliar o acesso à dança a todas as classes sociais.
 
A companhia era formada por bailarinos e bailarinas profissionais, tanto da escola quanto de fora, que recebiam salário e ensaiavam regularmente. O período de trabalho era em torno de 20 horas semanais. A seleção era feita por análise de currículo, aula de dança e entrevista com a direção. O foco do trabalho eram as obras neoclássicas e contemporâneas.
 
Editais e patrocínios de algumas empresas privadas, por meio da Lei Rouanet, eram as formas de manutenção da Ribeirão Preto Cia. de Dança e da criação, produção e circulação de seu repertório. Além disso, também eram ministradas oficinas de dança para o público em geral. Alguns desses editais foram o Programa de Ação Cultural (ProAC), em 2013 e 2015, e o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), em 2018.
 
Em sua história, a companhia se apresentou em diversas cidades pelo país afora e participou de vários festivais e mostras, tais como Circuito Cultural Paulista, CCSP Semana de Danças, Dançaraxá, Dança em Sampa, Dança Catanduva, Festival de Dança de Araraquara, Festival de Dança de Londrina, Festival Dança Ribeirão, FidiFest, Litoral Encena em Caraguatatuba, Mostra de Dança Contemporânea de Joinville, Mostra Dança em Movimento, IV Plataforma ProAC, Projeto Pés no Chão – Ilhabela, Ribeirão em Dança, Salto Fest Dance, Virada Cultural e Virada Cultural Paulista.
 
Em 2013, recebeu o Prêmio Denilto Gomes, da Cooperativa Paulista de Dança, de Melhor Criação para "Link" (2013), de Alex Soares.
 
A Ribeirão Preto Cia. de Dança encerrou suas atividades em 2019.

Trabalhos

Algumas das principais obras do repertório da companhia são "Link" (2013), de Alex Soares; "Rumos Sentidos" (2011), de Luciana Junqueira; "Sobre Nós" (2010), de Liliane de Grammont; "Fora de Si" (2009), de Fernando Martins; "Ponto de Referência" (2008), de Edson Fernandes.

Videografia

Trechos de "Link" (2013), de Alex Soares
 
Trecho de "Ponto de Referência" (2008), de Edson Fernandes

Verbete editado por:

(Cássia Pires | Pesquisa SPCD – Atualizado em 18 de março de 2021)
X