Dança em Rede

The Four Temperaments

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: EUA
  • Ano de criação: 1946
  • Duração: 30
  • Grupos de estreia: New York City Ballet
  • Autores: George Balanchine
  • Remontagens: #NOME?

Histórico

George Balanchine nasceu na Rússia em 1904. Começou a estudar balé aos 10 anos na Escola de Dança de São Petersburgo. Formou-se em 1921 e integrou o balé do GATOB (nome pelo qual foi conhecida a companhia do Teatro Maryinski de 1919 a 1934; a partir de 1935, passa a ser conhecido como Balé Kirov). Paralelamente à formação em dança, estudou no Conservatório de Música de Petrogrado. Estreou como coreógrafo em 1923 e no ano seguinte passou a integrar os Balés Russos (1909-1929), de Sergei de Diaghilev (1872-1929), onde dançou e, pouco depois, passou a coreografar. Em 1933, foi convidado por Lincoln Kirstein para criar uma identidade americana para o balé por meio de uma escola clássica nos Estados Unidos, a School of American Ballet (SAB), que daria origem ao New York City Ballet. Morreu em Nova York em 1983.

Sinopse

Nesta peça, que em português pode ser traduzida como Os Quatro Temperamentos”, nós podemos observar melhor a proposta de trabalho de Balanchine, colocando em foco a dança como um todo. Ela segue a mesma linha de “Agon” e “Concerto para Violino de Stravinsky”, onde há o desenvolvimento de um tema, porém sem a necessidade do uso de cenários ou figurinos. Ê justamente por seus intérpretes usarem collants e malhas de aula que essas obras são conhecidas como “Ballets Preto e Branco”.

Segundo as palavras de Frederic Franklin: “O Ballets Russes de Monte Carlo era conhecido pelos figurinos, cenários e músicas. E o trabalho de Balanchine era nada de figurino, nada de cenário, e muita música adorável.”.

The Four Temperaments é uma peça de 30 minutos montada sobre partitura de Paul Hidemith. Esta é composta por três variações e quatro temas, que explora os humores que regem o temperamento humano, sendo cada um deles ligados aos quatro elementos da natureza:
Melancólico – Ar
Sanguíneo – Terra
Fleumático – Água
Colérico – Fogo

Bibliografia

http://balanchine.com/

http://spcd.com.br/index.php

Trecho do documentário “Ballets Russes”.”

Videografia

DVD Coreografias de Balanchine”, 1977
– Tzigane (1975)
– Divertimento nº 15 – Movimento Andante (1956)
– Os Quatro Temperamentos (1946)
– Jewels – Trechos (1967)
– Concerto para Violino de Stravinsky (1972)”

Links

57

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)