Dança em Rede

Balé da Cidade do Natal

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RN
  • Cidade de origem: Natal
  • Ano de criação: 2002
  • Responsável: Anízia Marques
  • Responsável cargo: Diretor/Coreógrafo
  • Telefone: (84) 3222-4949
  • E-mail: baledacidadenatal@yahoo.com.br

Histórico

A companhia foi criada em 2002 dentro do Núcleo de Dança da Prefeitura Municipal de Natal, vinculada à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Em seu elenco constam oito bailarinos e dois estagiários com formação clássica e atuação em trabalhos de dança contemporânea.

Desde que surgiu, o grupo procura mesclar a apresentação de trabalhos de coreógrafos locais com nomes reconhecidos no Brasil e no exterior, como Mário Nascimento, Luis Arrieta, Marcelo Moacir e Armando Duarte.

Pouco tempo após o início de suas atividades, o BCN colheu prêmios no Festival de Dança de Joinville (SC), como o 2° lugar em duo contemporâneo, em 2004, com a coreografia Pelos Ares", além do 1º lugar em solo contemporâneo masculino avançado, com "Prece", e do 2° lugar para trio contemporâneo avançado, com "No Caminho de Casa", em 2006.

Além desses eventos, o BCN circulou ainda, entre 2004 e 2007, pelo Festival Nacional de Dança de Fortaleza, Mostra Brasileira de Dança do Recife, Festival de Dança do Litoral Oeste e Festival de Dança do Maranhão. Em 2007, apresentou-se em turnê em São Paulo e Salvador.

Entre 2009 e 2011, o grupo permaneceu praticamente inoperante devido a impasses jurídicos e mudanças frequentes na direção de suas entidades administradoras, o que inviabilizou a produção de novos trabalhos. Nesse tempo, o foco se voltou para a formação de plateia, com bom um número de apresentações agendadas em eventos promovidos pela Capitania das Artes.

Os dez anos da companhia foram celebrados, em 2012, com a estreia do espetáculo “Teia”, baseado na obra “Doroteia”, de Nelson Rodrigues. O último trabalho do grupo, de 2013, foi "Bangular", de Mário Nascimento.

Atualmente dirigido por Anízia Marques, o elenco do BCN é composto por Ana Carolina Vieira, Carla Gameiro, Eduardo Costa, Evaldo Moreno, Fabyo Moura, Josicarla Oliveira, Kahena Quevedo e Vanessa Oliveira. Jhon Viana e Marcella Taynara completam o time como estagiários.

Bailarinos que já fizeram parte da Companhia:
Alberth Lincoln, Alexandro Rocha, Álvaro Paraguai, Amanda Protásio, Ana Paula Jotha, Anádria Rassyne, Andreia Melo, Bianca Dore, Carla Gameiro, Caroline Reis, Clarissa Rêgo, Danielle Flor, Domingos Costa, Francisco Júnior, Franklin Gadelha, Gean Carlo, Giovanna Araújo, Gleydson Dantas, João Alexandre Lima, Leonardo Filho, Lui Medeiros, Maésia Mendes, Manuelle Flor, Marcelo Magalhães, Mariana Gurgel, Marx Bruno, Rodrigo Silbat, Sammy Passos e Vanessa Oliveira.

Estagiários:
Camila Marina, Caju Oliveira e Pedro Victor.

Professores:
Ana Carolina Vieira, Anádria Rassyne, Anízia Marques, Domingos Costa, Jeane Souza, João Alexandre Lima, Maésia Mendes, Manuelle Flor, Marx Bruno, Mauricio Motta, Rodrigo Silbat, Ronaldo Damas, Rosa Costa, Roseane Melo, Sávio de Luna, Vanessa Oliveira.

Diretores que já passaram pela companhia:
Fátima Sena, Roseane Melo, Manuelle Flor e Mauricio Motta."

Trabalhos

“Bangular”, de Mário Nascimento

Teia", de Maurício Motta

"Além do Corpo", de Anízia Marques e Sávio de Luna

"Enfrentamentos e Extremos Estreitos", de Mário Nascimento

"No Caminho de Casa", de Anízia Marques

"Pelos Ares", de Anízia Marques

"Prece", de Anízia Marques

"Sobre Ausência" e "Você Não Sabe como eu te amo", Armando Duarte

"Tabaréu", de Anízia Marques

"Três Estórias", de Airton Tenório

"Você Precisa me Amar", de Anízia Marques

"Olhares Outros", de Maésia Mendes

"A2", de Willy Helm

“Poemúsica”, de Anízia Marques e Danielle Flor"
X