Dança em Rede

Rosalia Verlangieri

    Histórico

    Formada pela Mestra Eugenia Feodorova. Estudou também com Azari Plissetsky, Sulamit Messerer, Raissa Strutchkova, Assaf Messerer, Wladimir Davidov e Nina Verchinina.
    Começou a dar aulas na Academia Eugenia Feodorova, tornando-se depois sua assistente. Com o falecimento de sua mestra, assumiu a direção da academia ao lado de Roberto de Oliveira.

    Trabalhos

    FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE BALLET :
    Lago dos Cisnes (Pas de Quatre) – Coreografia Petipa / Ivanov
    Sylphides (Preludio) – Coreografia Fokine
    Quebra-Nozes (Mirliton / Valsa das Flores) – Coreografia E.Feodorova
    Morte do Cisne – música Saint Sans – Coreografia Fokine
    “Melodia “ da Opera Orfeu Gluck – Coreografia A Messerer - quando foi ensaiada pelo próprio coreógrafo.
    Giselle (2 Willis)
    Concerto – música Brahms – Coreografia E.Feodorova
    Raymonda (Pas de Dix) – música Glasunov – Coreografia Petipa
    Copéllia (Amigas) – música Delibes – Coreografia E.Feodorova
    La Fille mal Gardè e (Pas de Deux) – música Ferdinand Herold – Coreografia J.Dauberval

    STAATSTHEATER KASSEL - ALEMANHA
    “Jeu de Cartes” – Coreografia W Dukodovsky
    “Shecherezade” – Coreografia A Doutreval
    “Messe pour le temp present” – Coreografia M. Bejart
    Operas e Operetas

    THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
    “Copelia” – Coreografia E.Martinez
    “Romeu e Julieta” – Coreografia J.Cranko
    “Quebra-Nozes” – Coreografia D.Achcar
    “Cinderela” – Coreografia D.Achcar

    Trabalhou como professora convidada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro quando o Corpo de Baile foi dirigido por Jean Yves Lormeau.

    Já na direção de Richard Cragun foi sua assistente e maitre de balé quando o Theatro Municipal montou obras como “Onegin” de J Cranko, “Lago dos Cisnes” de Petipa / Ivanov / Eugenia Feodorova, “Giselle” de Peter Wright, “La fille mal garde” de F Ashton, “Voluntaires” de Glen Tetley, “7a. Sinfonia” de Uwe Scholz , “Sylphides” de Fokine, “Paquita” de Petipa, “Methaphisica de Roberto de Oliveira.

    Professora convidada desde 1995 no Ballet Municipal de Assunção, Paraguai, onde remontou “Paquita” nas comemorações dos 25 anos da companhia tendo como convidada especial a bailarina Ana Botafogo.

    Entre 1993 e 2002 trabalhou como professora particular e ensaiadora da bailarina brasileira Ana Botafogo.

    Entre seus alunos destacam-se Cristiane Palha – primeira brasileira a ser premiada no “Prix de Lausanne” – “Prix Expoir”, Carolina Quaresma – principal da Opera de Zurich, Roberta Fernandes – principal da Opera de Munique e Roberto de Oliveira.

    Ao lado de Richard Cragun e Roberto Oliveira ajudou a fundar o “DeAnima Ballet”.

    Paralelamente as atividades acima, tem participado de diversos festivais nacionais e internacionais, tais como: Festival Internacional de Dança de Joinville, Festival Internacional do Conselho Paraguaio de Dança, Olimpíadas MacDonald de Ballet em Minas Gerais – Brasil, Festival Nacional de Dança de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro – Brasil, entre outros, como jurada como ministrando cursos.

    Participou da primeira prova de admissão para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, tendo sido convidada outras vezes para provas de admissão e formaturas.

    Tem atuado como professora convidada na Companhia Brasileira de Ballet e na Companhia de Dança Deborah Colker.

    Links

    (Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD) 754
    X