Dança em Rede

Rosalia Verlangieri

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MT
  • Cidade de origem: Cuiabá
  • Atividade: Professora

Histórico

Formada pela Mestra Eugenia Feodorova. Estudou também com Azari Plissetsky, Sulamit Messerer, Raissa Strutchkova, Assaf Messerer, Wladimir Davidov e Nina Verchinina.
Começou a dar aulas na Academia Eugenia Feodorova, tornando-se depois sua assistente. Com o falecimento de sua mestra, assumiu a direção da academia ao lado de Roberto de Oliveira.

Trabalhos

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE BALLET :
Lago dos Cisnes (Pas de Quatre) – Coreografia Petipa / Ivanov
Sylphides (Preludio) – Coreografia Fokine
Quebra-Nozes (Mirliton / Valsa das Flores) – Coreografia E.Feodorova
Morte do Cisne – música Saint Sans – Coreografia Fokine
“Melodia “ da Opera Orfeu Gluck – Coreografia A Messerer - quando foi ensaiada pelo próprio coreógrafo.
Giselle (2 Willis)
Concerto – música Brahms – Coreografia E.Feodorova
Raymonda (Pas de Dix) – música Glasunov – Coreografia Petipa
Copéllia (Amigas) – música Delibes – Coreografia E.Feodorova
La Fille mal Gardè e (Pas de Deux) – música Ferdinand Herold – Coreografia J.Dauberval

STAATSTHEATER KASSEL - ALEMANHA
“Jeu de Cartes” – Coreografia W Dukodovsky
“Shecherezade” – Coreografia A Doutreval
“Messe pour le temp present” – Coreografia M. Bejart
Operas e Operetas

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
“Copelia” – Coreografia E.Martinez
“Romeu e Julieta” – Coreografia J.Cranko
“Quebra-Nozes” – Coreografia D.Achcar
“Cinderela” – Coreografia D.Achcar

Trabalhou como professora convidada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro quando o Corpo de Baile foi dirigido por Jean Yves Lormeau.

Já na direção de Richard Cragun foi sua assistente e maitre de balé quando o Theatro Municipal montou obras como “Onegin” de J Cranko, “Lago dos Cisnes” de Petipa / Ivanov / Eugenia Feodorova, “Giselle” de Peter Wright, “La fille mal garde” de F Ashton, “Voluntaires” de Glen Tetley, “7a. Sinfonia” de Uwe Scholz , “Sylphides” de Fokine, “Paquita” de Petipa, “Methaphisica de Roberto de Oliveira.

Professora convidada desde 1995 no Ballet Municipal de Assunção, Paraguai, onde remontou “Paquita” nas comemorações dos 25 anos da companhia tendo como convidada especial a bailarina Ana Botafogo.

Entre 1993 e 2002 trabalhou como professora particular e ensaiadora da bailarina brasileira Ana Botafogo.

Entre seus alunos destacam-se Cristiane Palha – primeira brasileira a ser premiada no “Prix de Lausanne” – “Prix Expoir”, Carolina Quaresma – principal da Opera de Zurich, Roberta Fernandes – principal da Opera de Munique e Roberto de Oliveira.

Ao lado de Richard Cragun e Roberto Oliveira ajudou a fundar o “DeAnima Ballet”.

Paralelamente as atividades acima, tem participado de diversos festivais nacionais e internacionais, tais como: Festival Internacional de Dança de Joinville, Festival Internacional do Conselho Paraguaio de Dança, Olimpíadas MacDonald de Ballet em Minas Gerais – Brasil, Festival Nacional de Dança de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro – Brasil, entre outros, como jurada como ministrando cursos.

Participou da primeira prova de admissão para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, tendo sido convidada outras vezes para provas de admissão e formaturas.

Tem atuado como professora convidada na Companhia Brasileira de Ballet e na Companhia de Dança Deborah Colker.

Links

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD) 754
X