Dança em Rede

Utopia ou O Lugar Que Não Existe

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 2013
  • Duração: 12
  • Grupos de estreia: São Paulo Companhia de Dança
  • Autores: Luiz Fernando Bongiovanni

Histórico

Ê diretor e coreógrafo do Núcleo Mercearia de Idéias, grupo de pesquisa em dança contemporânea contemplado com prêmios da Secretaria Estadual de Cultura (Proac) e Secretaria Municipal de Cultura (Fomento). Foi bailarino profissional de companhias de renome, tais como, Zürcher Balllet, Scapino Ballet Rotterdam, Goteborgs Operan e Cullberg Ballet. Colaborou com companhias como São Paulo Companhia de Dança, Balé do Teatro Guaíra, Balé da Cidade de Niterói, Balé Jovem do Teatro Municipal de São Paulo e o Balé da Cidade de São Paulo. Ê graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e procura em sua produção as possíveis interfaces entre filosofia e arte.

Links

Sinopse

Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Música: Ponteios (Ponteio 18, nostálgico; Ponteio 26, calmo; Ponteio 24, tranquilo; Ponteio 15, incisivo e Ponteio 1, calmo), de Camargo Guarnieri (1907-1993)
Desenho de Luz: Ligia Chaim
Concepção e desenhos de figurinos: Naum Alves de Souza e Miko Hashimoto
Execução: Miko Hashimoto
Participação especial: Olga Kopylova (pianista da Osesp)
Cenário: Soraya Kölle e Dilson Tavares - TKCeno Cenografia e Produções

Em Utopia ou o Lugar que Não Existe, Luiz Fernando Bongiovanni critica a forma como o belo é associado ao fútil, alienante, paralelo a um universo sem utopias. Na construção do balé, selecionou cinco Ponteios da obra de Camargo Guarnieri (1907-1993), que traduzem os estados emocionais que buscava para a peça, imprimindo à ela um caráter tipicamente brasileiro, influenciado por temas e gestos da música folclórica caracterizados no palco por um solo, um trio e um duo, dando à cena diferentes sentidos. O cenário e o figurino espelham e marcam o espaço em branco em preto.
X