Dança em Rede

Luciana Basso

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: professora de Ballet Clássico intérprete do Coletivo dos Sonhos
  • Data de nascimento: 24/11/1969

Histórico

Luciana Basso iniciou seus estudos de balé bclássico aos quatro anos de idade. Aos nove anos, iniciou seus estudos de jazz. Formou-se pela R.White Sports Center em balé clássico e jazz, tendo como professor e diretor artístico, o Maestro Eduardo Bonnis (1979/1984) e pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo, em balé clássico, fazendo parte do seu currículo. Atuou como bailarina profissional na Cia Dançarumo (1986/1997).

Em 1990, foi professora de balé clássico e jazz na Academia Long Life, atual Raça Centro de Artes. Em janeiro de 1991, fez aperfeiçoamento em cursos de jazz nos EUA.

No ano de 1993, tornou-se junto ao Maestro Eduardo Bonnis, diretora do Studio Dançarumo, onde atuou como diretora geral, professora e coreógrafa de balé clássico e jazz até 1997. No mesmo ano, atuou como Solista e Assistente de Ensaios e Direção da Cia Estável Promodança, sob direção artística do Maestro Jair de Moraes.

Em 1999, integrou o Grupo Roseli Rodrigues, da Academia Raça Centro de Artes, o qual obteve o 1° lugar na categoria Jazz Adiantado II, no Festival Nacional de Dança de Joinville/SC.

Foi professora de balé clássico do Clube Paineiras do Morumby, local em que obteve a Certificação Internacional da ISO 9000 em Agosto de 2002. Em agosto 2005, atuou como professora, coreógrafa, bailarina e assistente de direção do professor Wagner Alvarenga, na Academia Anna Pawlova da cidade de Dourados - MS, na montagem do ballet “A Bela Adormecida”.

Também atuou como:
-Assistente de Produção no Concurso Miss São Paulo (2006) - Cia Cisne Negro de Dança;
-Assistente de Produção na Ópera “La Traviata” (2006) - Teatro São Pedro (SP) e Teatro Municipal de Americana;
-Durante três anos como Assistente de Coordenação e Professora de Dança, no “Projeto Reciclando Sonhos”, da renomada Cia de Dança “Cisne Negro”, sob o patrocínio do Grupo Fleury Medicina e Saúde, em parceria com o Centro Assistencial Cruz de Malta no Brasil;
De 2008 a 2013, integrou o corpo docente da Academia Pulsarte “Arte em Movimento”, como professora de balé clássico. No ano de 2013, também foi Coordenadora Artistico do elenco de atores do “Parque o Mundo da Xuxa”.

Atualmente, integra a Cia. de Dança “Coletivo dos Sonhos”, sob direção de João Pirahy e direção cênica de Tutto Gomes.

Links



Por Flávia Brssarola Borsani (pesquisa SPCD) 387
X