Dança em Rede

Palco Cariri Dança

  • Categoria: Festivais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Juazeiro do Norte
  • Ano de criação: 2011
  • Direção: Jota Junior Santos
  • Ocorrência: abril
  • Voltado à: amadores/profissionais

Histórico

A Mostra Palco Cariri Dança teve sua primeira edição em fevereiro de 2011, em Fortaleza. As principais atrações, Alysson Amancio Cia de Dança e Dakini Cia de Dança, exibiram o potencial da dança da região do Cariri, sul do estado do Ceará.

O projeto pretende evidenciar a diversidade das pesquisas produzidas na região e incentivar grupos, companhias, produtores, gestores, instâncias públicas e privadas a desenvolverem possibilidades de promoção da cena da dança no Cariri.

Seu idealizador, o produtor cultural Jota Junior Santos, propôs já na primeira edição a circulação de espetáculos de dança. Seis cidades integravam o circuito da Mostra: Araripe, Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda. Cada cidade sediou dois espetáculos de dança, uma oficina de criação em dança", além de um encontro com coreógrafos, artistas e estudantes das cidades vizinhas, mediados por um produtor cultural e um gestor de cada cidade visitada.

Os grupos, artistas e coletivos participantes foram: Alysson Amancio Cia de Dança, Carolina Rocha Artes e Ballet, Dakini Cia de Dança-Teatro, FBK CREW – Dança de Rua, João Batista Dança Contemporânea e Reisado Mirim Estrela Guia

O Palco Cariri Dança foi contemplado no VII Edital de Incentivo às Artes da Secult/CE, na categoria "Circulação de Dança", edição 2011, mas com o atraso na divulgação dos resultados, convênio e repasse dos recursos a edição de 2012 foi comprometida. Com o prêmio no Programa Banco do Nordeste de Cultura – Edição 2012 – Parcerias BNDES e a participação das entidades parceiras, a segunda edição ocorreu de 15 a 20 de abril de 2012, somando-se às comemorações do mês da Dança.

De forma a incentivar a democratização ao acesso e à apreciação da arte, todas as atividades são gratuitas"
X